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dc.creatorGarcia, Carlos Alberto Xavier
dc.date.accessioned2006-12-15
dc.date.available2006-12-15
dc.date.issued2006-07-28
dc.identifier.citationGARCIA, Carlos Alberto Xavier. Questioning the role of educational specialists towards the management democratization. 2006. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6903
dc.description.abstractIn this work, the author investigates, within the school management field, the technical specialists who incorporate the school s directive staff (school administrator, educational supervisor and advisor), positions designed to scholar organizations after the fabric working division. The main aim is to question the role of specialists towards the management democratization. To do so, the pedagogic proposal and the practices observed in public school through the community s testimonies represent a remarkable importance to the analysis presented by the author, once the pedagogic work comprises these distinguished positions to the collective actions coordination in the scholar organization. This evidence reinforces the idea of overcoming the work division inside the school, with the historical partition, still remaining, between the ones who plan and the ones who act. Both bibliographic and field research, in a qualitative profile, attempted to find out the origin of education specialists function, their incursion into the Brazilian Educational system through school management work, their relevance to management providing a following overcome to the sectors partition and also to determine the space and role of specialists in the management democratization. It was intended to develop a documentary analysis, interviews and questionnaires within the scholar community that are part of the 19th CRE (Regional Educational Coordination) in the São Gabriel County, which assist elementary education in the east, west and central regions, counting with scholars from different social and age levels. Although this position is still considered of importance, renowned by most community members, it is understood that this position deserves a redefinition. There is a need for a continued development to supervisors, principals and educational advisors in order to be articulators in the democratic management. In that way, it could be possible for the school to accomplish its autonomy.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEspecialistaspor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectDemocratizaçãopor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectSpecialistseng
dc.subjectScholar managementeng
dc.subjectDemocratizationeng
dc.subjectAutonomyeng
dc.titleQuestionando o papel dos especialistas em educação frente à democratização da gestãopor
dc.title.alternativeQuestioning the role of educational specialists towards the management democratizationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNeste trabalho, o autor investiga, dentro da área da gestão escolar, os especialistas técnicos que integram a equipe diretiva da escola (administrador escolar, supervisor e orientador educacional), funções estas que foram instituídas nas organizações escolares aos moldes da divisão do trabalho fabril. Tem como objetivo principal, questionar o papel dos especialistas em educação frente a democratização da gestão. Para isso, a proposta pedagógica e as práticas observadas na escola pública através dos testemunhos da comunidade são de importância notável para a análise que o autor apresenta, visto que o trabalho pedagógico possui essas funções distintas para coordenação das ações coletivas da organização escolar. A constatação reforça a idéia de superação da divisão do trabalho no interior da escola, com a histórica separação, ainda existente, dos que planejam em relação aos que executam. A pesquisa bibliográfica e de campo, de caráter qualitativo, buscou respostas para saber-se qual a origem das funções de especialistas em educação, sua absorção no sistema educacional brasileiro através do trabalho na gestão escolar, a importância destes na gestão com a conseqüente superação da setorização e qual o espaço e o papel dos especialistas na democratização da gestão. Procurou-se desenvolver uma análise documental, entrevistas e aplicação de questionários na comunidade escolar de três escolas estaduais pertencentes à 19ª CRE, no município de São Gabriel e que atendem à educação básica na região leste, oeste e centro da cidade, com educandos de todas as camadas sociais e um universo grande de alunos de diversas faixas etárias. Embora a função ainda seja considerada importante, reconhecida pela maioria dos membros da comunidade escolar, entende-se que a formação e a função merecem uma resignificação, que o supervisor, diretor e orientador educacional, sejam professores que momentaneamente ocupam as funções na condição de articuladores da gestão democrática no interior da escola, do que necessita uma formação continuada para que a escola possa conquistar a sua autonomia.por
dc.contributor.advisor1Pereira, Sueli Menezes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3883536502592508por
dc.contributor.referee1Castro, Marta Luz Sisson de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9005028961952945por
dc.contributor.referee2Guterres, Clovis Renan Jacques
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6160761539163880por
dc.contributor.referee3Corrêa, Guilherme Carlos
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6795467308135033por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6816709911886547por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


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