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dc.creatorBaratto, Samuel da Silva
dc.date.accessioned2010-08-12
dc.date.available2010-08-12
dc.date.issued2010-04-15
dc.identifier.citationBARATTO, Samuel da Silva. THE SUBSTITUTE TEACHER: IMPLICATIONS FOR INITIAL TEACHER TRAINING - A CASE STUDY. 2010. 199 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6928
dc.description.abstractThe origin of this case study comes from my career as a substitute in the course in Spanish letters UFSM. Investigated the representations made by graduates of this course on substitute teachers who acted with them throughout their training process, thinking about his involvement at the individual level and teacher training. The empirical field was composed of a group of five graduates who had the peculiarity in the presence graduation almost full this occupational category in the subjects who attended. The instrument for data collection was the semistructured interview. I also collected information about the course and composition of its faculty during the graduation of the study subjects. A case study, qualitative-phenomenological, in which the data have been triangulated. Based on literature review on theories of teacher education and having the background my career as a graduate student and teacher, build a sense of presence and performance of substitutes among this group of graduates. The results indicate that this category was represented as limiting devices for initial training, especially regarding the investigation. The informants represent their substitute teachers as deficient as knowledge of area and without political expression in the institution. However, regard them as pedagogically most articulate. Far from exhausting the subject, this case study is representative of what is lived by the students, without attempting to generalize or a definitive answer. In this sense, the present study is justified to bring the discussion an important aspect of higher education, which is the training of teachers serving in it, contributing to improving the training given to academic courses for undergraduate degrees.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessor substitutopor
dc.subjectFormação do professor universitáriopor
dc.subjectFormação inicial docentepor
dc.subjectSubstitute teachereng
dc.subjectUniversity teacher educationeng
dc.subjectInitial teacher trainingeng
dc.titleO professor substituto: repercussões na formação inicial docente um estudo de casopor
dc.title.alternativeThe substitute teacher: implications for initial teacher training - a case studyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA origem deste estudo de caso advém de minha trajetória como substituto no curso de Letras Espanhol da UFSM. Objetivei pesquisar as representações feitas por graduados do referido curso sobre os professores substitutos que com eles atuaram durante seu processo formativo inicial e pensar sua implicação em nível individual e da formação docente. O campo empírico foi composto por um grupo de cinco egressos, que tiveram como peculiaridade em sua graduação a presença quase que total desta categoria profissional nas disciplinas que cursaram. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Também coletei informações sobre o curso e sobre a composição de seu corpo docente durante o período de graduação dos sujeitos investigados. Um estudo de caso de cunho qualitativo-fenomenológico, em que os dados obtidos foram triangulados. Baseado na revisão de literatura feita sobre teorias da formação docente e tendo como pano de fundo minha trajetória como aluno de graduação e professor do curso, construi sentido sobre a presença e a atuação dos substitutos junto a este grupo de egressos. Os resultados apontam que esta categoria docente foi representada como limitadora dos dispositivos da formação inicial, principalmente quanto à pesquisa. Os sujeitos investigados representam seus professores substitutos como deficitários quanto ao saber de área e sem expressão política institucional. Entrentanto, os consideram como pedagogicamente mais desenvoltos. Longe de esgotar o tema, este estudo de caso é representativo do vivido pelos egressos, sem pretender a generalização ou uma resposta definitiva. Neste sentido, o presente estudo se justifica por trazer à discussão um aspecto importante do ensino superior, que é o da formação do profissional docente que nele atua, contribuindo para a melhoria da formação inicial dispensada aos acadêmicos de cursos de graduação em licenciaturas.por
dc.contributor.advisor1Freitas, Deisi Sangoi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721731D0por
dc.contributor.advisor-co1Bolzan, Doris Pires Vargas
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769237E6por
dc.contributor.referee1Cunha, Maria Isabel da
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720510Z6por
dc.contributor.referee2Isaia, Silvia Maria de Aguiar
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794447P2por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4221200U6por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


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