O ensino de língua portuguesa na educação de jovens e adultos em uma escola estadual de Santa Maria
Resumo
Esta dissertação investiga a importância atribuída à Língua Portuguesa na vida de estudantes e do
professor da última etapa do Ensino Médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos, em uma
escola pública estadual, no município de Santa Maria-RS. Na perspectiva desta análise, definiu-se
como objetivo geral: reconhecer como as práticas escolares do professor de Língua Portuguesa da
última etapa do ensino médio na referida modalidade, de uma escola pública estadual, podem
contribuir para a formação destes alunos. Como objetivos específicos, pretende-se: resgatar o
histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil; analisar as práticas de ensino de Língua
Portuguesa do professor atuante e estudantes jovens e adultos, de uma escola estadual no município
de Santa Maria; identificar se existe uma possível relação entre a Língua Portuguesa e a qualidade
de vida dos alunos, numa perspectiva de atuação social. Para se atender os objetivos propostos,
optou-se pela abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizando-se como instrumento de
coleta de dados uma entrevista semiestruturada com os alunos e o professor. Para a análise dos
dados coletados e das categorias de investigação e suas ramificações, foi adotada a análise de
conteúdo, que possibilitou compreender qual a importância da Língua Portuguesa na vida dos
estudantes e sua contribuição para a atuação social. Primeiramente, foi analisado como os alunos
percebem essa modalidade, notando-se que, ainda há muitas incertezas sobre o que é a modalidade
e quais as suas finalidades. Sob o ponto de vista dos alunos, verificou-se diversas opiniões
relacionadas à modalidade, como por exemplo, alguns consideram que o ensino está bom, que está
melhorando, e outros acreditam que o ensino é superficial, uma suplência. De modo geral, inferiu-se
uma satisfação considerável quanto ao ensino nessa modalidade. Para a professora de Língua
Portuguesa, as políticas públicas governamentais para os Jovens a Adultos nos últimos seis anos,
aproximadamente, vêm na contramão daquilo que a modalidade se propõe, ou seja, um ensino de
qualidade e equidade ao ensino para o exercício da cidadania. Apesar das dificuldades relatadas pela
professora para o exercício da docência, a mesma prioriza o ensino e acredita na educação, atuando
com entusiasmo. Quanto à importância da Língua Portuguesa para a formação dos alunos, a maioria
percebe que o estudo da Língua e a sua estrutura são fundamentais para o processo educativo de
cada educando e o convívio social no cotidiano. A professora relata que é vital para a interação social
uma boa aprendizagem da disciplina, do funcionamento das suas estruturas, o bom uso da linguagem
é entendida, pelos alunos, como condição para a construção da cidadania, sendo indispensável para
uma vida melhor e como possibilidade de ascensão social. É por meio das discussões e o
conhecimento dos mecanismos da linguagem em sala de aula, segundo a professora, que seus
educandos constroem a cidadania. Conclui-se que o ensino e a aprendizagem de qualidade de
Língua Portuguesa contribuem, decisivamente, através dos estudos das estruturas da língua e do
bom uso da linguagem, e são essenciais para uma maior visão de mundo, compreensão da realidade
e, por conseguinte, ao melhor exercício da cidadania.