Mostrar registro simples

dc.creatorReck, André Müller
dc.date.accessioned2012-02-10
dc.date.available2012-02-10
dc.date.issued2011-03-25
dc.identifier.citationRECK, André Müller. EVERYDAY MUSICAL PRACTICES IN GOSPEL CULTURE: CASE STUDY ON THE PRAISE MINISTRY SOMOS IGREJA . 2011. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6976
dc.description.abstractThe purpose of this research is to analyze the musical practices, focusing the musical-pedagogic processes and construction of musical identities which occur in the praise group Somos Igreja , in the evangelical community Igreja em Cruz Alta RS , this research intends to comprehend how these practices are produced in the evangelical context and how they are experienced and (re)signified from a gospel musical culture. The increase of adepts in Brazil and the emergence of new evangelical denominations, mainly neopentecostals, has been inspiring several analysis of the gospel development, concerning the tension between traditional and contemporaneous, through a net of social relationships that moves around a complex trade, entertainment and media system. Music has always been present in evangelical cults, in many ways and contexts. Since the ending of the XX Century, however, it started to be remarkable modified in its manners of production, conception and distribution. Musical Education, as an area which articulates together with other fields of knowledge, as Sociology, Anthropology and Ethnomusicology, has as its purpose the study of pedagogical and musical processes to debate possibilities of a plural education. Therefore, pointing out the subjects socio-cultural context, their musical identity constructions and their everyday experiences. Thus, researches on musical education developed in different places and contexts of society have contributed to spread the speech of Musical Education, amplifying pedagogical conceptions and educational methods. This idea has made possible to reflect about contemporaneous musical educational practices, enlarging the understanding of musical experiences and the processes of meaning construction. From an interpretative perspective of the gospel musical scenery, methodologically developed through a case study, this work intends to discuss the theme and to announce some questions referring to musical education, everyday musical practices and religious meanings as well.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação musicalpor
dc.subjectCultura gospelpor
dc.subjectMúsica evangélicapor
dc.subjectIdentidades musicaispor
dc.subjectMusical educationeng
dc.subjectGospel cultureeng
dc.subjectEvangelical musiceng
dc.subjectMusical identityeng
dc.titlePráticas musicais cotidianas na cultura gospel: um estudo de caso no Ministério de Louvor Somos Igrejapor
dc.title.alternativeEveryday musical practices in gospel culture: case study on the Praise Ministry Somos Igrejaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO objetivo central desta pesquisa é analisar as práticas musicais, focando os processos pedagógico-musicais e a construção de identidades musicais que ocorrem no grupo de louvor Somos Igreja da comunidade evangélica Igreja em Cruz Alta-RS. A pesquisa procura compreender como se produzem essas práticas no contexto evangélico, como elas são vivenciadas e (re)significadas dentro de uma cultura musical gospel. O crescimento de adeptos no Brasil e o surgimento de novas denominações evangélicas, principalmente neopentecostais, tem gerado uma série de análises do fenômeno gospel. Essas investigações apontam para a tensão entre tradicional e contemporâneo, numa rede de relações sociais que giram em torno de um complexo sistema de mercado, entretenimento e mídia. A música sempre esteve presente nos cultos evangélicos em múltiplas formas e contextos. Entretanto, a partir do final do século XX passaram a sofrer sensíveis modificações em suas maneiras de produção, concepção e distribuição. A Educação Musical, compreendida como uma área que se articula com outras áreas do conhecimento como Sociologia, Antropologia e Etnomusicologia, tem como objeto de estudo os processos pedagógico-musicais, que ensejam possibilidades de debate sobre uma educação plural que considere o contexto sociocultural dos sujeitos, suas construções de identidades musicais e suas experiências cotidianas. Nesse sentido, pesquisas sobre educação musical realizadas em diferentes espaços e contextos da sociedade contribuem para uma abertura discursiva do ensino musical, ampliando as concepções pedagógicas e as estratégias educativas. Esse pensamento possibilita refletir sobre as práticas musicais educativas contemporâneas, ampliando o entendimento sobre experiência musical e os processos de construção de significados. Através dum viés interpretativo do universo musical gospel, realizado metodologicamente por um estudo de caso, pretende-se problematizar e anunciar algumas questões referentes à educação musical, ao cotidiano e aos significados religiosos.por
dc.contributor.advisor1Louro-Hettwer, Ana Lúcia de Marques e
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728390P6por
dc.contributor.referee1Souza, Jusamara Vieira
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781289H7por
dc.contributor.referee2Lazzarin, Luís Fernando
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727042D6por
dc.contributor.referee3Oliveira, Marilda Oliveira de
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783298U1por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4292572H5por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples