Aprendizagem docente no contexto da alfabetização: movimentos formativos de professoras a partir da tríade ensino, pesquisa e extensão
Date
2012-01-04Metadata
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Esse estudo está inserido na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento
Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa
Maria. Tivemos como objetivo deste estudo compreender que movimentos formativos são
produzidos por professoras a partir do envolvimento na tríade ensino, pesquisa e extensão e
como estes repercutem na aprendizagem docente no contexto da alfabetização. Para tanto,
consideramos os pressupostos teóricos de autores como Leontiev (1984, 2006), Davidov e
Márkova (1987), Nóvoa (1991, 1992), Zeichner (1993), Vygotski (1995, 1997, 2001, 2006),
Schön (1997), Marcelo Garcia (1999), Ferreiro (1999, 2010), Bolzan (2002, 2009), Isaia (2006,
2008), Tardif (2006), dentre outros. Nesse sentido, desenvolvemos essa pesquisa com base na
abordagem qualitativa de cunho sociocultural, fundamentada nos estudos de Bakthin (1986),
Vygotski (2001), Bolzan (2002), Freitas (2002). Consideramos que essa abordagem
metodológica nos possibilita uma aproximação dos contextos e vivências narrados pelas
professoras, estabelecendo, assim, uma relação dialógica e reflexiva que se forma e se
transforma com base na história pessoal e profissional de cada sujeito. Desse modo,
estabelecemos como instrumentos de coleta de dados a entrevista semi-estruturada por meio de
tópicos-guia e registradas com base em gravações e transcrições. Para o desenvolvimento da
entrevista, contamos com a colaboração de quatro professoras, participantes das atividades de
ensino, pesquisa e extensão de um grupo de pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria,
que se prontificaram a falar sobre suas experiências com essas atividades em suas salas de
aula. A análise dessas entrevistas foi organizada a partir das recorrências narrativas que
indicaram a construção das categorias da pesquisa. Assim, tornou-se possível elaborarmos três
categorias que abarcam os elementos indicadores dos movimentos formativos das professoras e
sua repercussão na aprendizagem da docência alfabetizadora: a aprendizagem docente
reflexiva; a atividade docente de estudo e a autonomia pedagógica. Consideramos, ainda,
que estas categorias desenvolvem-se de forma inter-relacionada e são impulsionadas por dois
movimentos formativos: a autoformação e a interformação. Representam, por isso, um processo
espiralar que se refaz e se amplia a cada nova aprendizagem, promovendo assim, o
desenvolvimento profissional docente a partir de atividades formativas pessoais e interpessoais.
Esse processo é permeado, ainda, por três elementos transversais: a prática pedagógica, a
atividade reflexiva e a atividade colaborativa, os quais se configuram como atividades que
constituem a dinâmica de produção da atividade docente de estudo a partir do desenvolvimento
da tríade ensino, pesquisa e extensão. Compreendemos, portanto, que essa dinâmica formativa
repercute de forma positiva na aprendizagem da docência alfabetizadora na medida em que
possibilita às professoras a apropriação e a produção de saberes e fazeres pertinentes ao
processo de construção da leitura e da escrita.