Mostrar registro simples

dc.creatorSchneider, Daniele da Rocha
dc.date.accessioned2013-02-06
dc.date.available2013-02-06
dc.date.issued2012-03-12
dc.identifier.citationSCHNEIDER, Daniele da Rocha. PROBLEM-DIALOGIC PRACTICE OF TUTORS AT UAB/UFSM: MOODLE TECHNOLOGICAL FLOW. 2012. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7000
dc.description.abstractThe following research aimed to analyze whether the technological flow at Moodle boosts the problem-dialogic practice of the tutors at UAB/UFSM. According to the principles of school action-investigation and Freire s dialogic-problem, the concepts like interaction, interactivity, collaboration, and online monitoring are priority, since they constitute essential actions for technological flow. Operating with flow in order to understand, create, modify, and share is essential to figure out limit situations, enabling the problem-dialogic practice to emancipate Distance Learning students. Data has been obtained through the following steps: bibliographical study, participant observation, Moodle assessment research, survey. The delimitation, organization, and data analysis was conducted through methodological orientation of three matrices: Problem-Dialogic Matrix (MDP), Theme-Organizational Matrix (MTO), and Theme-analytical Matrix (MTA). The results of this investigation led to the practice of tutors of UAB/UFSM to reach the appropriate indexes for dialogic and problems concerning syllabus since technological flow is not limited to technical and practical standards only. Concluding, technological flow at Moodle boosts the dialogic when tutors practice goes both to technical and practical levels to independence.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTutoriapor
dc.subjectFluência tecnológicapor
dc.subjectPrática dialógico-problematizadorapor
dc.subjectTutoringeng
dc.subjectTechnological floweng
dc.subjectProblem-dialogic practiceeng
dc.subjectMoodleeng
dc.titlePrática dialógico-problematizadora dos tutores na UAB/UFSM: fluência tecnológica no moodlepor
dc.title.alternativeProblem-dialogic practice of tutors at UAB/UFSM: moodle technological floweng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é analisar se a fluência tecnológica no Moodle potencializa a prática dialógico-problematizadora dos tutores na UAB/UFSM. Conforme os princípios da investigação-ação escolar e do diálogo-problematizador freireano, priorizamos conceitos como a interação, interatividade, colaboração e monitoramento online, pois constituem ações essenciais para a fluência tecnológica. Operar com fluência, no sentido de compreender, criar, modificar e compartilhar colaborativamente, é essencial para problematização das situações-limite, transformando a prática dialógico-problematizadora em caminho para a emancipação dos estudantes na EaD. A obtenção dos dados envolveu as seguintes etapas: estudo bibliográfico, observação participante, questionário survey do Moodle e questionário. A delimitação, organização e análise dos dados foi realizada a partir da orientação metodológica de três matrizes: Matriz Dialógico- Problematizadora (MDP), Matriz Temático-Organizadora (MTO) e Matriz Temático- Analítica (MTA). Os resultados da investigação apontam que a prática dos tutores na UAB/UFSM alcança os índices desejáveis de dialogicidade e problematização em torno dos conteúdos curriculares desde que a fluência tecnológica não se limite aos patamares técnico e prático apenas. Conclusivamente, a fluência tecnológica no Moodle potencializa diálogo-problematizador quando a prática dos tutores perpassa tanto os níveis técnico e prático quanto emancipatório.por
dc.contributor.advisor1Mallmann, Elena Maria
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4353719005526350por
dc.contributor.referee1Abegg, Ilse
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5450252602273986por
dc.contributor.referee2Catapan, Araci Hack
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8542512634940524por
dc.contributor.referee3Bastos, Fábio da Purificação de
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1720976876119389por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2201226009922520por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples