Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Jolair da Costa
dc.date.accessioned2013-03-06
dc.date.available2013-03-06
dc.date.issued2012-04-27
dc.identifier.citationSILVA, Jolair da Costa. TEACHERS WORK: CONSIDERATION OF LANGUAGE AND EXPERIENCE. 2012. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7012
dc.description.abstractIn times of rapid economic, scientific and technological transformation, it is necessary rethink the concepts and practices experienced. In this social context, it is notice that the work goes through changes in its configuration. Based on this presupposition, this dissertation investigated which relations the teachers establish in their speeches among language, experience and work. Therefore were interviewed ten teachers of Basic Education. The speeches were collected through semi-structures interviews according with hermeneutic principles and the data produced were analyzed based on hermeneutic analysis. This is because the hermeneutic searches possibilities for subjects to experience the expansion of living conditions are not disfigured or not failed. In the analysis of the interviews noticed the peculiarity of teacher‟s work in view of transformation praxis elements and instrumentation elements-tchne. It was possible observe as the first enriches the meaning of teacher‟s work. It allows the production of knowledge that generates transformation while the second element cooperates with the mischaracterization of meaning of teacher‟s work because it approaches of a work mentality. Thus, it is possible to notice that the teachers understand the language as formative and their experiences transpire in their self-understanding of a work as a mentor and trainer. .eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectHermenêuticapor
dc.subjectPráxispor
dc.subjectExperiênciapor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectWorkeng
dc.subjectHermeneuticseng
dc.subjectPraxiseng
dc.subjectExperienceeng
dc.subjectLanguageeng
dc.titleTrabalho dos professores: considerações sobre linguagem e experiênciapor
dc.title.alternativeTeachers work: consideration of language and experienceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEm tempos de rápidas transformações econômicas, científicas e tecnológicas, faz-se necessário repensar os conceitos e práticas vividas. Neste contexto social, percebe-se que o trabalho passa por transformações na sua configuração. Com base nesse pressuposto esta dissertação investigou quais relações os professores estabelecem em seus discursos entre linguagem, experiência e o seu trabalho. Para tanto, foram entrevistados dez professores da Educação Básica. Os discursos foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas, elaboradas em acordo com os princípios da hermenêutica e os dados produzidos foram analisados com base em análise hermenêutica. Isso porque a hermenêutica busca possibilidades para que os sujeitos vivenciem a ampliação de condições de vida não desfigurada ou não fracassada. Na análise das entrevistas realizadas percebeu-se a peculiaridade do trabalho dos professores, tendo em vista os elementos da formação práxis, e os elementos da instrumentalização techne. Foi possível perceber como o primeiro enriquece o sentido do trabalho dos professores, engrandece, possibilita uma produção de conhecimento que gera transformação, enquanto o segundo elemento colabora com a descaracterização do que seja o trabalho dos professores, pois o aproxima de uma mentalidade tarefeira. Desta forma, é possível perceber que as professoras entendem a linguagem como formativa e que em suas experiências transparecem uma autocompreensão do seu trabalho como orientador e formador.por
dc.contributor.advisor1Ferreira, Liliana Soares
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707249T0por
dc.contributor.advisor-co1Trevisan, Amarildo Luiz
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794804Z1#Bancaspor
dc.contributor.referee1Fávero, Altair Alberto
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5866881378328643por
dc.contributor.referee2Henz, Celso Ilgo
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775823E8por
dc.contributor.referee3Tomazetti, Elisete Medianeira
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709307J4por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4445340232693548por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples