Mostrar registro simples

dc.creatorFerreira, Adriana Maria do Nascimento
dc.date.accessioned2013-03-08
dc.date.available2013-03-08
dc.date.issued2012-03-30
dc.identifier.citationFERREIRA, Adriana Maria do Nascimento. Contemporary art and experiences: a dialog with teachers of child and fundamental education. 2012. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7014
dc.description.abstractThis task s purpose was to discuss the experiences of four female teachers, being teacher 1 a pedagogue of child education, teachers 2 and 3 pedagogues of initial years and teacher 4 a bachelor in art education. Monthly meetings were used to promote a dialog with their experiences and with contemporary art. It was a qualitative study, through the Education Cultural Studies theoretical-methodological approach. This research results from the need to think a formative process which may address contemporary questions about art and education. A conclusion is that despite their lack of profound experiences with contemporary art, there are inquietudes which lead to glimpses of such experience, allowing, then, discussions about it.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstudos culturaispor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectExperiênciapor
dc.subjectArte contemporâneapor
dc.subjectCultural studieseng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectExperienceeng
dc.subjectContemporary arteng
dc.titleArte contemporânea e experiências: um diálogo com professoras de educação infantil e ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeContemporary art and experiences: a dialog with teachers of child and fundamental educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA proposta deste trabalho foi problematizar as experiências de quatro professoras, sendo a professora 1, pedagoga de educação infantil, a professora 2, pedagoga dos anos iniciais, a professora 3, pedagoga também dos anos iniciais e a professora 4, licenciada em educação artística. A partir de encontros mensais buscou-se um diálogo entre a experiência dessas professoras e a arte contemporânea. O estudo foi de cunho qualitativo, a partir da abordagem teórico-metodológica dos Estudos Culturais em Educação. Este estudo decorre da necessidade de se pensar um processo formativo que contemple as questões da contemporaneidade no que se refere à arte e à educação. Conclui-se que apesar de não existir uma experiência aprofundada com a arte contemporânea, há inquietações que vislumbram tal experiência, permitindo, assim, problematizá-las.por
dc.contributor.advisor1Lazzarin, Luís Fernando
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8243844643378763por
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Marilda Oliveira de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7835230852202032por
dc.contributor.referee1Loponte, Luciana Gruppelli
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8279463652781521por
dc.contributor.referee2Louro-hettwer, Ana Lúcia de Marques e
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8744911424416533por
dc.contributor.referee3Coelho, Roseane Martins
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9825202046650599por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6147504905541351por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples