dc.creator | Ferreira, Adriana Maria do Nascimento | |
dc.date.accessioned | 2013-03-08 | |
dc.date.available | 2013-03-08 | |
dc.date.issued | 2012-03-30 | |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Adriana Maria do Nascimento. Contemporary art and experiences: a dialog with teachers of child and fundamental education. 2012. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7014 | |
dc.description.abstract | This task s purpose was to discuss the experiences of four female teachers, being teacher 1 a pedagogue of child education, teachers 2 and 3 pedagogues of initial years and teacher 4 a bachelor in art education. Monthly meetings were used to promote a dialog with their experiences and with contemporary art. It was a qualitative study, through the Education Cultural Studies theoretical-methodological approach. This research results from the need to think a formative process which may address contemporary questions about art and education. A conclusion is that despite their lack of profound experiences with contemporary art, there are inquietudes which lead to glimpses of such experience, allowing, then, discussions about it. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Estudos culturais | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Experiência | por |
dc.subject | Arte contemporânea | por |
dc.subject | Cultural studies | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Experience | eng |
dc.subject | Contemporary art | eng |
dc.title | Arte contemporânea e experiências: um diálogo com professoras de educação infantil e ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | Contemporary art and experiences: a dialog with teachers of child and fundamental education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A proposta deste trabalho foi problematizar as experiências de quatro professoras, sendo a professora 1, pedagoga de educação infantil, a professora 2, pedagoga dos anos iniciais, a professora 3, pedagoga também dos anos iniciais e a professora 4, licenciada em educação artística. A partir de encontros mensais buscou-se um diálogo entre a experiência dessas professoras e a arte contemporânea. O estudo foi de cunho qualitativo, a partir da abordagem teórico-metodológica dos Estudos Culturais em Educação. Este estudo decorre da necessidade de se pensar um processo formativo que contemple as questões da contemporaneidade no que se refere à arte e à educação. Conclui-se que apesar de não existir uma experiência aprofundada com a arte contemporânea, há inquietações que vislumbram tal experiência, permitindo, assim, problematizá-las. | por |
dc.contributor.advisor1 | Lazzarin, Luís Fernando | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8243844643378763 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Oliveira, Marilda Oliveira de | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7835230852202032 | por |
dc.contributor.referee1 | Loponte, Luciana Gruppelli | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8279463652781521 | por |
dc.contributor.referee2 | Louro-hettwer, Ana Lúcia de Marques e | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8744911424416533 | por |
dc.contributor.referee3 | Coelho, Roseane Martins | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9825202046650599 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6147504905541351 | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |