A produção de identidades profissionais no cenário musical de Santa Maria
Fecha
2012-04-05Metadatos
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Esta pesquisa analisou os processos de produção de identidades e subjetividades
do músico profissional santa-mariense, questionando os discursos e as redes de
significação que são produzidos no e para o cenário musical da cidade de Santa Maria.
Inserido nas teorizações propostas pelos Estudos Culturais em Educação, realizou-se uma
investigação sobre o cenário musical santa-mariense, considerando-o como uma instância
pedagógica, que produz e regula comportamentos, atitudes e modos de ser músico. Tendo
como empiria um grupo de seis músicos profissionais da Cidade, e também um conjunto de
documentos que sugerem as diretrizes curriculares dos cursos de música, assim como as
Propostas Político Pedagógicas da Universidade Federal de Santa Maria e do REUNI, o
objetivo deste trabalho foi entender as diferentes maneiras pelas quais se constitui o sujeito
músico santa-mariense, que aprende trabalhando, aprende dentro da universidade e em
tantas outras instâncias. A própria pesquisa configurou-se na condição de possibilidades
para a emersão de três categorias de análise que serviram como base para as análises
desta dissertação. O estudo buscou entender como se dão as produções de significados
dentre as redes discursivas intituladas como a escola da vida , os discursos acadêmicos
e o mercado de trabalho . Durante o trabalho, foi proposto entender a circularidade desses
discursos, suas estratégias e negociações em prol da produção das identidades dos
músicos. Para guiar a caminhada metodológica esta investigação utilizou uma abordagem
de inspiração etnográfica, a qual se faz oportuna por permitir que a minha condição
profissional fosse legitimada como parte das explorações de pesquisa, visto que ela foi
baseada a partir da perspectiva dos Estudos Culturais.