Mostrar registro simples

dc.creatorBordin, Márcia Simone da Silva
dc.date.accessioned2013-05-13
dc.date.available2013-05-13
dc.date.issued2012-03-19
dc.identifier.citationBORDIN, Márcia Simone da Silva. The pedagogical relation and how to face the conflicts and violence in school. 2012. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7029
dc.description.abstractThe current paper is linked to the research line: School Practices and Public Policies of the Post-graduation Program on Education (PPGE) at the Federal University of Santa Maria. This investigation, which theme is the pedagogical relation, the conflicts and violence in schools, is part of the research group Moral Affection , and its main project: The conflicts and the sentiments present in the pedagogical relation and the interrelations in the building of moral personality. The objective of this research was to investigate whether the way the pedagogical relations are worked in the classroom benefits or not the act of facing the violence in schools. To do so, some classes of Physical Education of the fifth grade (research participants), in Fundamental school in Santa Maria, Rio Grande do Sul state, were observed. The sort of research used was the Case Study with a qualitative approach. The investigation instruments were: direct observation, semi-structured interview and a questionnaire. The data analysis happened under the theoretical support of the following authors: pedagogical relation and its conditions: the knowledge (ESTRELA, 1994), activities (ESTRELA, 1994; ASSIS, 2003); the rules (DE VRIES, ZAN, 2003; VINHA, 2003); violence acts (MORAIS, 1995); conflicts (VINYAMATA, 2005). Based on the data analysis, it was observed that the teacher s pedagogical practice helped somehow to face the conflicts and violence. However, it could intensified the idea of making the students participate and know their value in making and modifying the rules.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRelação pedagógicapor
dc.subjectConflitospor
dc.subjectViolênciaspor
dc.subjectPedagogical relationeng
dc.subjectConflictseng
dc.subjectViolenceeng
dc.titleA relação pedagógica e o enfrentamento dos conflitos e das violências na escolapor
dc.title.alternativeThe pedagogical relation and how to face the conflicts and violence in schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho está vinculado à Linha de Pesquisa: Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria. Esta investigação, cujo tema é a relação pedagógica, os conflitos e as violências na escola, está integrada ao grupo de pesquisas Afetos Morais e ao seu projeto principal Os conflitos e os sentimentos presentes na relação pedagógica e seus entrelaçamentos na construção da personalidade moral . O objetivo desta pesquisa foi investigar se a forma como são trabalhados os condicionantes da relação pedagógica, em sala de aula, favorece ou não o enfrentamento das violências. Para tanto, observei as aulas de uma professora de Educação Física e três turmas de quinto ano (participantes da pesquisa), com as quais ela trabalha em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, localizada na cidade de Santa Maria RS. O tipo de pesquisa utilizado foi o Estudo de Caso, com abordagem qualitativa. Os instrumentos de investigação foram: a observação direta, a entrevista semiestruturada e o questionário. A análise de dados foi sob o aporte teórico dos seguintes autores: relação pedagógica e seus condicionantes: o saber (ESTRELA, 1994), atividades (ESTRELA, 1994; ASSIS, 2003); as regras (DE VRIES, ZAN, 2003; VINHA, 2003); violências (MORAIS, 1995); conflitos (VINYAMATA, 2005). Com base na análise dos dados, observou-se que a prática pedagógica da professora contribuiu, de alguma forma, para o enfrentamento dos conflitos e das violências. Porém, poderiam ser intensificados os trabalhos na valorização dos sentimentos dos alunos e na sua participação na elaboração e na modificação das regras.por
dc.contributor.advisor1Dani, Lúcia Salete Celich
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5368876482632437por
dc.contributor.referee1Cunha, Jorge Luiz da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7227767555433465por
dc.contributor.referee2Forster, Mari Margarete dos Santos
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0946175067372667por
dc.contributor.referee3Mallmann, Elena Maria
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4353719005526350por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0215006607213263por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples