Condutas conectada e separada dos tutores da UAB/UFSM nas atividades de estudo fórum no moodle
Resumo
O objetivo é compreender como as condutas conectada e separada dos tutores nas atividades de estudo fórum no Moodle potencializam diálogo-problematizador e produção colaborativa em torno dos conteúdos curriculares. Problematizamos as estratégias implementadas pelos tutores nas atividades de estudo fórum do curso de Graduação em Letras Português e Literaturas a Distância da UAB/UFSM. A análise da conduta dos tutores nas atividades de estudo fórum no Moodle foi realizada com base nos dados oriundos de questionários tipo survey, observação participante e documentos do curso segundo os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa-ação. Os resultados da pesquisa indicam que condutas conectada e separada dos tutores, nas atividades de estudo fórum no Moodle, promovem diálogo-problematizador e produção colaborativa desde que eles desenvolvam fluência nos conteúdos e nas tecnologias. Como conclusão de pesquisa, apontamos que condutas conectada e separada dos tutores nas atividades de estudo fórum no Moodle são basilares para potencializar a problematização e a produção colaborativa em torno dos conteúdos curriculares nos cursos da UAB/UFSM.