Crianças índigo e com altas habilidades/superdotação: aproximações e distanciamentos no contexto educativo
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2013-04-16Metadatos
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O contexto educacional, mais precisamente o escolar, tem sido palco de diversas
discussões, tanto no que concerne às metodologias de trabalho, didática e políticas
públicas, quanto em relação aos sujeitos que compõem tal espaço sendo observado
que, atualmente, muitas são as diferenças no que tange às características dos
estudantes que o frequentam. Neste sentido, a presente interlocução científica
apresenta como temática de investigação crianças índigo e com altas
habilidades/superdotação no contexto escolar, tendo em vista as características
peculiares apresentadas por estes sujeitos. Esta investigação teve como objetivo
geral investigar quais as aproximações e distanciamentos no processo de
escolarização dos estudantes índigo e com altas habilidades/superdotação. Como
objetivos específicos delineou-se: elaborar um elenco de características da criança
índigo, direcionado ao contexto escolar, analisar como os professores percebem as
características índigo e de altas habilidades/superdotação, evidentes no contexto
escolar e compreender como as relações das características índigo e de altas
habilidades/superdotação interferem no processo de escolarização destes sujeitos.
Para tanto, a metodologia desta pesquisa configura-se como uma abordagem
qualitativa, pois considerando o tema relativamente pouco explorado utilizou-se
diferentes instrumentos de coleta de dados. A justificativa desta investigação está em
não apenas buscar uma nova categorização de sujeitos ou comportamentos, mas na
intenção de procurar novos conhecimentos que possam auxiliar na transformação da
educação atual, ainda pautada em princípios de normalização do sujeito. A análise
da investigação contou com a apreciação do elenco de características índigo, logo
após com a análise das entrevistas concedidas pelas professoras a cerca das
características de seus estudantes. Na discussão foram levantadas as aproximações
a respeito das características e indicadores percebidos, culminando na percepção
de que há um distanciamento na discussão do plano da espiritualidade, caraterística
amplamente descrita pelo referencial teórico como elemento integrante das
características índigo e importante para compreensão total do sujeito, bem como
para atender a demanda que a sociedade atual necessita.