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dc.creatorRios, Grasiela Maria Silva
dc.date.accessioned2014-05-15
dc.date.available2014-05-15
dc.date.issued2013-04-26
dc.identifier.citationRIOS, Grasiela Maria Silva. Assessment in special education: technology of government of educational service specialist. 2013. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7069
dc.description.abstractThis study is part of the Research Line Special Education Program Graduate Education. Its guiding question to understand what effects the discourse on assessment are brought into service by Care Specialized Education - AEE, in the conduct of conduct of teachers AEE in Florianópolis - SC. This undertaking investigative inserts into a post-structuralism approach, in which I use the lens Foucault, specifically addressing the concept of governmentality tool. The corpus of empirical research is composed of two groups of materials: documents related to legislation and evaluation reports of students served and followed the AEE, prepared by the teachers care. After the analysis of the laws, I could understand that the evaluation is produced as a possibility for identification, investigation and diagnostic categorization of the subjects of the deviation and as a mechanism of control and regulation of the conduct of the student by the teacher AEE, making students and ways of teaching performance. Then to understand how the assessment is operating driving conduct faculty, through the analysis of 194 evaluation reports produced by the teachers of the AEE in Florianopolis. Recurrences discursive found, indicate three analytical categories: "Need to diagnose / schedule and meet: Strategy driven to lead as a teacher of the AEE", "Need to standardize: teaching practices in front of the student AEE" and "Need convincing: The search for the family as a partner for the state government and learner control deviation in inclusive schools ". It was possible to show that the search for the diagnosis turns on the need for standardization as a strategy to regulate the discipline and control of risk on these subjects deviating from the norm. Finally, we have the embodiment of a relationship 'more government under government' for everyone to be and remain in school, in an order consistent with the neoliberal rationality and security policies related to education, brokered with the discourses of human rights in order to convince everyone in mobilizing for inclusion to happen.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectAtendimento educacional especializadopor
dc.subjectGovernamentalidadepor
dc.subjectEvaluationeng
dc.subjectSchool inclusioneng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectCare specialized educationeng
dc.subjectGovernmentalityeng
dc.titleAvaliação em educação especial: tecnologia de governamento no atendimento educacional especializadopor
dc.title.alternativeAssessment in special education: technology of government of educational service specialisteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo insere-se na Linha de Pesquisa de Educação Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem como questão norteadora compreender quais efeitos dos discursos sobre avaliação são colocados em funcionamento pelo Atendimento Educacional Especializado - AEE, na condução das condutas dos professores do AEE no município de Florianópolis - SC. Tal empreendimento investigativo insere-se em uma abordagem pós-estruturalista, na qual faço uso das lentes foucaultianas, especificamente abordando o conceito ferramenta da governamentalidade. O corpus empírico da pesquisa está composto por dois grupos de materiais: documentos referentes à legislação e relatórios avaliativos dos alunos atendidos e acompanhados no AEE, elaborados pelas professoras do atendimento. Após a análise das legislações, pude compreender que a avaliação é produzida como possibilidade de identificação, investigação e categorização diagnóstica dos sujeitos do desvio e como um mecanismo de controle e regulação da conduta discente pelo professor do AEE, inventando alunos e modos de atuação docente. Em seguida, intentei compreender o modo como a avaliação está operando a condução da conduta docente, por meio da análise de 194 relatórios avaliativos produzidos pelos professores do AEE em Florianópolis. As recorrências discursivas encontradas, indicam três categorias analíticas: Necessidade de diagnosticar/marcar e conhecer: estratégia acionada para se conduzir como docente do AEE , Necessidade de normalizar: as práticas docentes frente ao aluno no AEE e Necessidade de convencimento: A busca pela família como parceira do Estado para o governamento e controle do aluno do desvio na escola inclusiva . Foi possível inferir que a busca pelo diagnóstico coloca em funcionamento a necessidade de normalização como estratégia para a regulação, o disciplinamento e o controle do risco sobre esses sujeitos desviantes da norma. Por fim, temos a materialização de uma relação de mais governo com menos governo‟ para que todos possam estar e permanecer na escola, numa ordem condizente com a racionalidade neoliberal e de seguridade das políticas voltadas à educação, agenciadas com os discursos dos direitos humanos de forma a convencer a todos na mobilização para que a inclusão aconteça.por
dc.contributor.advisor1Naujorks, Maria Inês
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2633349506600991por
dc.contributor.referee1Lunardi-lazzarin, Márcia Lise
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1361785565182358por
dc.contributor.referee2Hillesheim, Betina
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4039336747587963por
dc.contributor.referee3Menezes, Eliana da Costa Pereira de
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5996369654576945por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9168731334198984por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


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