Licenciatura em Espanhol: repercussões do conhecimento específico nos processos formativos docentes
Resumo
O presente estudo está atrelado ao projeto Os movimentos da docência superior: construções possíveis nas diferentes áreas de conhecimento do Grupo GTFORMA e insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa está vinculada ao campo de investigação sobre pedagogia universitária e formação de professores, tendo como contexto investigativo o Curso de Licenciatura em Letras Habilitação Língua Espanhola e Respectivas Literaturas da UFSM. Estabelecemos como objetivo principal investigar quais são as repercussões da área específica do conhecimento no processo formativo de professores de licenciatura em espanhol. Dessa maneira, buscamos compreender de que forma a área específica do conhecimento repercute no modo como o professor conduz seu processo formativo e a de seus estudantes, além de inferir a relação entre o modo como os professores articulam os conhecimentos da área específica com a formação de futuros professores para a educação básica. Para alcançarmos esses objetivos, contamos com as narrativas de seis professores formadores. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de estudos que tenham como foco a problemática da área específica de conhecimento e a articulação com os conhecimentos pedagógicos nos processos formativos docentes, buscando a compreensão de como se dá a formação de futuros professores da educação básica. A opção metodológica da pesquisa é qualitativa de cunho narrativo (BOLÍVAR, DOMINGO e FERNÁNDEZ, 2001; CONNELLY e CLANDININ, 1995; HUBERMAN, 1998; MCEVAN, 1998) e, em termos de interpretação analítica, escolhemos o método de análise textual discursiva (BAUER e GASKELL, 2004; MORAES e GALIAZZI, 2007). A análise das entrevistas narrativas viabilizou o surgimento de três categorias: níveis de consciência sobre o papel formativo, envolvendo diferentes níveis de compreensão da função de formar professores que sofre interferência de elementos como a concepção que o professor constrói a respeito do estudante de licenciatura, as concepções de docência e a trajetória formativa destes formadores; a solidão pedagógica entendida como o sentimento que emerge da fraca identidade formativa do grupo, da estrutura curricular do curso de licenciatura e da ausência de articulação entre conceitos da área e áreas afins e da relevância do conhecimento específico e o significado do conhecimento pedagógico na formação de professores apreendida a partir da compreensão de que os professores formadores pautam seu exercício na área específica ainda que entendam que há diferentes níveis/tipos de conhecimento (científico, acadêmico, escolar), demostrando noções de transposição didática e a identificação do movimento de articulação do conhecimento específico à formação de professores. Tais resultados apontam para uma docência universitária na área de Letras Espanhol construída na centração dos conhecimentos específicos, na solidão pedagógica e na caminhada em busca de uma maior articulação com a formação pedagógica que, parece estar condicionada às outras duas categorias.