Narrativas de estagiários e memórias: a formação de professores a partir do dito/ escrito/ lembrado
Abstract
Esta pesquisa desenvolveu-se no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria - Brasil (UFSM-BR) e está inserida na linha de pesquisa LP1: formação, saberes e desenvolvimento profissional docente. A mesma visa analisar as narrativas de estagiários do Curso de Ciências Biológicas da UFSM no intuito de refletir, através delas e de memórias autobiográficas, como está se dando a formação inicial de professores no âmbito do Ensino Superior. Com o propósito de esclarecer um pouco mais sobre aspectos formativos e demonstrar quais caminhos foram percorridos para delinear essa pesquisa, inicio relatando memórias que são retratos da profissional que me tornei. A abordagem metodológica utilizada na pesquisa trata-se da qualitativa, do tipo estudo de caso, que se propôs a analisar, através das narrativas derivadas de cinco estagiários dos matriculados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Fundamental do Curso de Ciências Biológicas da UFSM, no ano de 2012, aspectos formativos que permeiam as narrativas e as memórias autobiográficas. Posteriormente, trago alguns referenciais que tratam da temática da formação de professores para elucidar o que as pesquisas educacionais e algumas pesquisas tratam dessa temática. Inicio a quinta parte desse trabalho analisando as narrativas dos futuros professores através de três categorias que foram criadas de questões pertinentes que surgiram nas falas dos estagiários. Essas categorias, que denominei: estágio curricular supervisionado, formação de professores no Curso de Ciências Biológicas da UFSM e o ser professor, foram elencadas e relacionadas com os saberes docentes trazidos por Tardif (2002). Por fim, concluo trazendo para a discussão algumas questões que considero pertinentes serem repensadas e discutidas como a formação do professor na universidade, a estrutura do Curso de Ciências Biológicas da UFSM e o que realmente é o ser professor e o quanto se ter um modelo idealizado do mesmo pode causar de frustração profissional.