Educação ambiental: iniciativas populares e cidadania
Abstract
As questões ambientais apresentam-se como um assunto de relevância social na atualidade, pois dia após dia somos bombardeados com notícias de catástrofes ambientais ocorridas no mundo, como aquecimento global, poluição e contaminação do solo, água e do ar, da problemática do lixo, entre outros.Vivemos em uma sociedade que estimula o acúmulo de materiais recicláveis e não recicláveis, e o resultado está nas ruas, em terrenos baldios, dentro dos rios e em vários outros lugares inapropriados. No entanto, mesmo com esta constatação, as embalagens estão cada vez mais sofisticadas e bonitas, mas que não biodegradáveis em sua maioria não são recicláveis, contribuindo sobremaneira para o desequilíbrio ambiental do planeta. Tendo em vista a crescente ocorrência de problemas ambientais vê-se a necessidade de uma nova consciência, comportamento e comprometimento frente a esta situação a fim de minimizar as conseqüências destas atitudes anti-ambientais para o futuro. Com ênfase nestas questões e neste contexto surge a necessidade de tratar as questões ambientais num enfoque popular e ao mesmo tempo planetário. As alternativas para estas questões sócio ambientais definiram a necessidade do presente estudo, cuja temática central é sugerir a busca constante por uma melhor qualidade de vida, pressupõe assim, temas de relevância que serão considerados e abordados neste trabalho. Nesta perspectiva a Escola Municipal de Ensino Fundamental José Leopoldo Rauber desenvolveu um projeto de educação ambiental chamado Educação Ambiental: Iniciativas Populares e Cidadania inovando na área ambiental no município de Santa Cruz do Sul, onde realizam outros aspectos da educação ambiental. Os trabalhos sócio ambientais foram desenvolvidos pelos alunos de quinta a oitava série desta escola, professores de todas as disciplinas das séries finais, funcionários e direção e comunidade local. Verificou-se com esta iniciativa resultados otimizados e viáveis para a melhoria do ambiente gradual, porém significativo. Percebem-se também mudanças de comportamentos e atitudes de todos os atores sociais envolvidos neste projeto, viabilizando com isso, um ambiente adequado e melhor para viver, visando a consciência crítica e a obtenção de valores e ações ambientais corretas e a formação da cidadania.
O desenvolvimento deste projeto mostrou a todos os envolvidos que é possível construir uma nova realidade, levando em consideração o cuidado e responsabilidade com o planeta em que vivemos.
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- Educação Ambiental [186]