Pesquisar andarilho: cintilâncias e transbordamentos de uma docência
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2014-03-28Metadatos
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Materializei nesta pesquisa um pensar sobre a
docência que se produziu a partir de outros lugares
que não somente o de uma atuação docente. Poesias,
fotografias, lembranças, experimentações artísticas
sendo uma delas a instalação Andarilhagens ,
produzida a partir destes elementos permearam a
investigação. Propus varrer a figuração docente, para
que dali pudessem se produzir outras possibilidades
de pensar a docência. Experimentei nestes dois anos
de mestrado uma maneira de pesquisar andarilha,
sem moradia fixa, na qual o andar é que produziu as
paradas, e não o contrário. Nas andarilhagens
experimentadas, seja em repouso ou em movimento,
fiquei atenta às cintilâncias que brotaram,
recolhendo, nas paradas que fiz, especialmente
aquelas que me faziam ganhar velocidade e
transbordar meu pensar sobre a docência. Vários
elementos solicitados por estas cintilâncias que não
são fixas e que, por assim serem, às vezes se vestem
foscas, permearam as páginas que seguem deixando
também alguns vazios que podem ser
experimentados pelos leitores que se aventurarem a
neles saltar. Movimentando termos e conceitos como
os de arquivo, cintilância, diagrama e virtual, esta
pesquisa se insinuou naquilo que pode transbordar,
deixando também o convite para que suas linhas
escritas e suas imagens sejam transbordadas por
aqueles que assim desejarem. Que a docência que
busquei transbordar nas páginas que seguem
continue a transbordar nos encontros que ocorrerem
daqui para frente.