A participação de escolas da rede escolar pública municipal de Santa Maria (RS) no Sistema de Avaliação da Educação Básica
Abstract
Este texto relata uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/CE/UFSM), como parte das ações investigativas do Projeto de Pesquisa em Rede Inovações Educacionais e as Políticas Publicas de Avaliação e Melhoria da Educação no Brasil , vinculado ao Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores e ao Grupo de Pesquisa Docência, Escola e Formação de Professores. Com ela objetivamos Compreender as repercussões do Sistema de Avaliação da Educação Básica nas formas de organização e desenvolvimento do trabalho escolar. Para tanto nos propomos a responder o seguinte problema de pesquisa: Como a participação das escolas nas ações do Sistema de Avaliação da Educação Básica implica na organização e desenvolvimento do trabalho escolar? De modo a operacionalizar as ações de pesquisa, formulamos a partir do problema central, questões investigativas mais específicas: (1) Como se dá o processo de organização e aplicação da Prova Brasil e Prova SAEB? (2) Que percepções os coordenadores pedagógicos possuem acerca do processo de participação do Sistema de Avaliação da Educação Básica? (3) Como se dá a organização da escola para participação no Sistema de Avaliação da Educação Básica?. Utilizamos como principais aporte teórico-conceituais e prático-metodológicos (1) a ideias sobre politica educacional de Saviani (2008) e Altmann (2002);(2) os estudos sobre politica de avaliação de Freitas (2007) e Ravitch (2011); (3) conceito de trabalho proposto por Souza-e-Silva (2004); (3) o conceito de gestão democrática e autonomia escolar por Paro (2001); para tratarmos da escola como o contexto do trabalho escolar nos aproximamos das proposições de Di Giorigi (2004), Rockwell (1995) e Thuler (2001). Assim, desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa, em Escolas Públicas Municipais de Santa Maria/RS, com as quais interagimos fortemente nos anos de 2012 e 2013. As fontes de informação para a nossa pesquisa são sujeitos, coordenadores pedagógicos de escolas de educação básica e coordenadores de Polo de Aplicação da Prova Brasil e Prova Saeb. Os instrumentos para a coleta de informações foram entrevistas. Com o Roteiro de Entrevista I entrevistamos 27 coordenadores pedagógicos de escolas públicas municipais de educação básica de Santa Maria/RS e com o Roteiro de Entrevista II entrevistamos 9 destes coordenadores. Com o Roteiro de Entrevista III entrevistamos dois coordenadores de Polo de Aplicação da Prova Brasil e Prova Saeb. A partir da análise das informações coletadas organizamos os resultados em 8 itens, a saber: 1) Organização do processo de aplicação da Prova Brasil e Prova Saeb; 2) Elaboração da Prova Brasil e Prova Saeb; 3) Processo de aplicação da Prova Brasil e Prova Saeb; 4) Dificuldades encontradas para a aplicação da Prova Brasil e Prova Saeb; 5) Concordância ou não com o resultado do último IDEB das escolas; 6) Aspectos levados em consideração na avaliação da educação básica; 7) Realização de ações acerca do IDEB 2011 e 8) Ações desenvolvidas na preparação da escola para participar do SAEB 2013. Desta forma nos foi permitido responder a cada uma das questões de pesquisa separadamente. Ao responder o objetivo desta pesquisa elencamos as principais repercussões do SAEB na organização e desenvolvimento do trabalho escolar, são elas (1) Resultado do SAEB propicia ranqueamento; (2) Insuficiência dos instrumentos de avaliação do SAEB para avaliar o trabalho escolar; (3) Desconhecimento da Política do SAEB na organização escolar; (4) Forte distanciamento da escola do SAEB e (5) Realização de ações descontextualizadas das necessidades escolares. Concluímos que olhar as repercussões do SAEB nas formas de organização e desenvolvimento do trabalho escolar nos permite dizer que, da forma que se tem organizado, implementado e interpretado o SAEB atualmente, faz com que tenha repercussões negativas na organização escolar. As formas de utilização do SAEB tem representado o retrocesso da escola pública, o retrocesso da educação e inviabiliza a organização e o desenvolvimento do trabalho escolar autônomo e democrático.