Mostrar registro simples

dc.creatorRubert, Crístian da Costa
dc.date.accessioned2015-05-05
dc.date.available2015-05-05
dc.date.issued2014-10-24
dc.identifier.citationRUBERT, Crístian da Costa. MIXTURES BETWEEN DIDACTIC BOOK, REAL EXPERIMENT AND VIRTUAL EXPERIMENT IN EDUCATION AND LEARNING OF PHYSICS IN AVERAGE EDUCATION. 2014. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7173
dc.description.abstractThe main objective of this research was to plan, implement and analyze the teaching and learning of physical activities, aiming to blend three kinds of teaching resource (Textbook, Real Experiment and Virtual Experiment - Simulator), for the same activity. In this context, the research problem sought to examine whether the merged utilization of these resources enhances the understanding of physical concepts developed during the activities. The development of the research took place in a class of high school at an institute in central Santa Maria, RS. The chosen methodology was action research, so are the inclusion of the researcher community to be analyzed and features moments of action, observation, reflection and redesign. The results from the analysis of data collected through survey questionnaires, diaries lips and students' responses in the proposed work, indicate that there are points of similarity between the merged teaching resources and it was concluded that these worsened the understanding of physics concepts by students.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRecursos didáticospor
dc.subjectEnsino e aprendizagem de físicapor
dc.subjectMescla entre recursospor
dc.subjectDidactic resourceseng
dc.subjectEducation and learning of physicseng
dc.subjectMixture between resourceseng
dc.titleMesclas entre livro didático, experimento real e experimento virtual no ensino e aprendizagem de Física no ensino médiopor
dc.title.alternativeMixtures between didactic book, real experiment and virtual experiment in education and learning of Physics in average educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO principal objetivo desta pesquisa foi planejar, implementar e analisar atividades de ensino-aprendizagem de física, visando a mescla entre três tipos de recurso didático (Livro Didático, Experimento Real e Experimento Virtual Simulador), durante a mesma atividade. Neste contexto, o problema de pesquisa buscou analisar se a utilização mesclada destes recursos potencializa a compreensão dos conceitos físicos trabalhados durante as atividades. O desenvolvimento da pesquisa deu-se em uma turma do Ensino Médio de uma escola na região central de Santa Maria, RS. A metodologia escolhida foi a pesquisa-ação, tendo como característica a inserção do pesquisador na comunidade a ser analisada e também apresenta momentos de ação, observação, reflexão e replanejamento. Os resultados, a partir da análise dos dados coletados através dos questionários de pesquisa, diários de bordos e respostas dos estudantes nos trabalhos propostos, indicam que existem pontos semelhantes entre os recursos didáticos mesclados e foi possível concluir que estes potencializaram a compreensão dos conceitos de física pelos estudantes.por
dc.contributor.advisor1Abegg, Ilse
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5450252602273986por
dc.contributor.advisor-co1Mallmann, Elena Maria
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4353719005526350por
dc.contributor.referee1Sauerwein, Inés Prieto Schmidt
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7906512702835414por
dc.contributor.referee2Saavedra Filho, Nestor Cortez
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1046967561370777por
dc.contributor.referee3Alberti, Taís Fim
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7994109513454054por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9025352191521010por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples