Teoria da atividade e mediação tecnológica livre na escolarização a distância
Resumo
Com o surgimento da Internet, os Ambientes Virtuais de EnsinoAprendizagem
(AVEA) se apresentam como
mediadores tecnológicos que podem viabilizar os processos escolares, representando mais oportunidades
educacionais. Permitem que se realize um trabalho didáticometodológico
integrando diversas ferramentas que
podem potencializar a formação de professores e alunos, através de uma prática dialógica e problematizadora. O
objetivo central dessa pesquisa foi investigar a prática escolar mediada pelos recursos tecnológicos livres, tendo
a Teoria da Atividade como uma orientação psicológica viávelpossível
e potencializadora para atividades de
estudo nos AVEA. Etnografamos as capacitações realizadas pelos professores mediadas pelo AMEM e eProInfo.
A análise dessas práticas mediadas por tecnologias foi construida levando em consideração: a mediação
tecnológica livre, a orientação das práticas e o diálogoproblematizador
nas atividades de estudo. Considerando
a necessidade formativa em práticas mediadas, observamos que o planejamento e implementação de atividades
de estudo potencializam e orientam a mesma. Assim como, a estrutura didáticometodológica
em torno de
situaçõesproblema
podem ser consideradas para que aconteça o diálogo telemático entre todos os envolvidos no
processo de ensinoaprendizagem.
Indicamos a partir desse trabalho os mediadores da aprendizagem, a serem
considerados nos cursos mediados por AVEA com o intuito de desenvolver a escolarização a distância pública e
de qualidade.