Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Dissertação de Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Dissertação de Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

LITERACINESE OU DA ESCRITA [LITERÁRIA] COM IMAGENS... EM MOVIMENTO

Thumbnail
Visualizar/Abrir
LIMA, ELIANA KIARA VIANA.pdf (1.631Mb)
Data
2015-03-13
Autor
Lima, Eliana Kiara Viana
Primeiro orientador
Pereira, Marcelo de Andrade
Primeiro membro da banca
Marcello, Fabiana de Amorim
Segundo membro da banca
Ferreira, Liliana Soares
Terceiro membro da banca
Oliveira, Valeska Maria Fortes de
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este trabalho visou realizar um estudo sobre a relação entre literatura e cinema, na educação. Tratou especificamente da produção de textos audiovisuais adaptados de textos literários, com alunos da terceira série do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Araguatins. O objetivo principal desta investigação foi analisar as relações entre literatura e cinema no que concerne ao ensino de Literatura no Ensino Médio, propondo uma forma diferenciada de articular Literatura e Cinema, Educação e Cinema na escola. A dissertação também pretendeu apresentar o cinema como dispositivo produtor de conhecimento e não meramente como recurso didático em sala de aula, para desvelar as possibilidades educativas produzidas a partir do cinema; buscou apontar, assim, o cinema não como arte secundária à literatura, mas como arte independente da mesma, apesar de alimentar-se dela. A abordagem da pesquisa foi qualitativa. A coleta de dados foi executada por meio da pesquisa-ação e diálogo organizado com os alunos, que pretendeu discutir a percepção do aluno litecineasta, em relação ao cinema e seus limites e potencialidades para o ensino da Literatura. Para o embasamento teórico utilizou-se autores como Walter Benjamin, Robert Stam e Adriana Fresquet. Esse trabalho buscou contribuir tanto para estudos de adaptação cinematográfica quanto agregar valor à discussão sobre sua presença no ensino de Literatura.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7189
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Educação [598]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.