Mostrar registro simples

dc.creatorLima, Eliana Kiara Viana
dc.date.accessioned2016-02-15
dc.date.available2016-02-15
dc.date.issued2015-03-13
dc.identifier.citationLIMA, Eliana Kiara Viana. LITERACINESE OR [Literary] WRITING WITH PHOTOS ... IN MOVEMENT. 2015. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7189
dc.description.abstractThis essay has been conceived and written in order to conduct a study on the relation between literature and films in the educational environments. It deals especifically with the production of audiovisual texts adapted from literary texts, involving students of the third high school series of the Federal Institute of Education, Science and Technology - Campus Araguatins. The main appeal of this research is to analyze the relation between literature and film in relation to the teaching of literature in high schools by proposing a different way of articulating Literature and Cinema, Education and Cinema in schools. The dissertation also intends to present the film as a way of producing knowledge and not merely as a teaching resource in the classroom and also to unveil the educational possibilities arisen by the film. In so doing, it should think of the cinema not as a secondary art to literature, but as an independent art itself, although based on the former. The research approach is qualitative. Data collection has been performed through research-action and organized dialogue with the students, by bringing to bear a discussion on the litefilmaker student s perception concerning cinema and its limits and potentialities for the teaching of literature. This research has been theoretically based on the thoughts of authors such as Walter Benjamin, Robert Stam and Adriana Fresquet. This work is also legible as a plea in favor of possibilities to contribute for both film adaptation studies and in its use in the teaching of literature.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdaptação cinematográficapor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectProdução audiovisualpor
dc.subjectFilm adaptationeng
dc.subjectCinemaeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectLiteratureeng
dc.subjectFilm productioneng
dc.title- Literacinese ou da escrita [literária] com imagens... em movimentopor
dc.title.alternativeLiteracinese or [literary] writing with photos ... in movementeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho visou realizar um estudo sobre a relação entre literatura e cinema, na educação. Tratou especificamente da produção de textos audiovisuais adaptados de textos literários, com alunos da terceira série do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Araguatins. O objetivo principal desta investigação foi analisar as relações entre literatura e cinema no que concerne ao ensino de Literatura no Ensino Médio, propondo uma forma diferenciada de articular Literatura e Cinema, Educação e Cinema na escola. A dissertação também pretendeu apresentar o cinema como dispositivo produtor de conhecimento e não meramente como recurso didático em sala de aula, para desvelar as possibilidades educativas produzidas a partir do cinema; buscou apontar, assim, o cinema não como arte secundária à literatura, mas como arte independente da mesma, apesar de alimentar-se dela. A abordagem da pesquisa foi qualitativa. A coleta de dados foi executada por meio da pesquisa-ação e diálogo organizado com os alunos, que pretendeu discutir a percepção do aluno litecineasta, em relação ao cinema e seus limites e potencialidades para o ensino da Literatura. Para o embasamento teórico utilizou-se autores como Walter Benjamin, Robert Stam e Adriana Fresquet. Esse trabalho buscou contribuir tanto para estudos de adaptação cinematográfica quanto agregar valor à discussão sobre sua presença no ensino de Literatura.por
dc.contributor.advisor1Pereira, Marcelo de Andrade
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1518610535671838por
dc.contributor.referee1Marcello, Fabiana de Amorim
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766163T3por
dc.contributor.referee2Ferreira, Liliana Soares
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707249T0por
dc.contributor.referee3Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728785U2por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9201069521494194por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples