A trajetória de formação dos professores da licenciatura em computação do Instituto Federal do Tocantins
Resumo
O presente trabalho discute a trajetória de formação dos professores atuantes no Curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal do Tocantins, tomando como delimitação três professores do Campus Porto Nacional. As entrevistas foram realizadas em duas etapas, sendo que na primeira entrevistou-se estudantes dos 6º e 7º períodos do curso para selecionar os professores considerados desenvolvedores de uma prática docente que os estivesse conduzindo à construção de conhecimentos relevantes à sua formação de professor de computação. Na segunda etapa foram realizadas entrevistas narrativas autobiográficas com três professores selecionados utilizando e-mail como ferramenta de comunicação, com o objetivo de reconhecer como se deu a trajetória de formação desses professores. Após foi realizada a análise dos dados obtidos por meio das entrevistas com os estudantes e professores somando-se à análise de currículo destes, bem como informações institucionais complementares e estudo de referenciais teóricos que deram embasamento ao presente estudo. Cada professor entrevistado apresentou em suas narrativas uma tessitura de momentos e lugares que contribuíram para suas aprendizagens a cerca da docência, suprindo assim a falta de uma formação específica para a atuação docente na Licenciatura em Computação. Os resultados sinalizaram que a trajetória de formação dos professores entrevistados os tem levado a um perfil profissional embasado em aprendizagens sobre a docência construídas em momentos e lugares diferenciados, por meio da observação da prática dos seus professores da educação básica e de nível superior, pela diversidade e intensidade das situações vividas nos ambientes escolares e/ou no exercício da docência, sendo que a cada dia de trabalho, traz-se a possibilidade de novas aprendizagens e reflexão sobre a prática docente.