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dc.creatorSoares, Sara José
dc.date.accessioned2016-02-23
dc.date.available2016-02-23
dc.date.issued2015-03-31
dc.identifier.citationSOARES, Sara José. THE TRAJETORY OF FORMATION OF DEGREE IN COMPUTING TEACHERS FROM THE FEDERAL INSTITUTE OF TOCANTINS. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7191
dc.description.abstractThis article discusses the history of formation of the teachers working in the Course of Degree in Computing from the Federal Institute of Tocantins, taking as delimitation three professors of Campus Porto Nacional. Interviews were conducted in two stages, with the first stage was interviewed students from 6th and 7th periods of the course to select teachers developers considered a teaching practice that was leading to the construction of knowledge relevant to their training teacher computer. In the second phase were carried out selected interviews autobiographical narratives with three teachers using email as a communication tool, in order to recognize the course of training of these teachers. After analyzing the data were obtained through interviews with students and teachers adding to the curriculum analysis of these and additional institutional information and study of theoretical frameworks that gave foundation to the present study. Each respondent professor presented in their narratives a contexture of times and places that contributed to their learning about teaching, thus supplying the "lack" of specific training for teaching practice with a degree in Computing. The results showed that the trajectory of training of teachers interviewed has taken a professional profile grounded in learning about the teaching built in times and different places, through the practice of observation of their teachers of basic education and higher education, diversity and intensity of the situations in school environments and / or in the teaching profession, and every working day, brings up the possibility of new learning and reflection on teaching practice.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectInstitutos federais de educaçãopor
dc.titleA trajetória de formação dos professores da licenciatura em computação do Instituto Federal do Tocantinspor
dc.title.alternativeThe trajetory of formation of degree in computing teachers from the Federal Institute of Tocantinseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho discute a trajetória de formação dos professores atuantes no Curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal do Tocantins, tomando como delimitação três professores do Campus Porto Nacional. As entrevistas foram realizadas em duas etapas, sendo que na primeira entrevistou-se estudantes dos 6º e 7º períodos do curso para selecionar os professores considerados desenvolvedores de uma prática docente que os estivesse conduzindo à construção de conhecimentos relevantes à sua formação de professor de computação. Na segunda etapa foram realizadas entrevistas narrativas autobiográficas com três professores selecionados utilizando e-mail como ferramenta de comunicação, com o objetivo de reconhecer como se deu a trajetória de formação desses professores. Após foi realizada a análise dos dados obtidos por meio das entrevistas com os estudantes e professores somando-se à análise de currículo destes, bem como informações institucionais complementares e estudo de referenciais teóricos que deram embasamento ao presente estudo. Cada professor entrevistado apresentou em suas narrativas uma tessitura de momentos e lugares que contribuíram para suas aprendizagens a cerca da docência, suprindo assim a falta de uma formação específica para a atuação docente na Licenciatura em Computação. Os resultados sinalizaram que a trajetória de formação dos professores entrevistados os tem levado a um perfil profissional embasado em aprendizagens sobre a docência construídas em momentos e lugares diferenciados, por meio da observação da prática dos seus professores da educação básica e de nível superior, pela diversidade e intensidade das situações vividas nos ambientes escolares e/ou no exercício da docência, sendo que a cada dia de trabalho, traz-se a possibilidade de novas aprendizagens e reflexão sobre a prática docente.por
dc.contributor.advisor1Veiga, Adriana Moreira da Rocha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9245252793422468por
dc.contributor.referee1Cunha, Maria Isabel da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0157149133885713por
dc.contributor.referee2Cavalheiro, Rejane
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9087193967745267por
dc.contributor.referee3Henz, Celso Ilgo
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8841113239645760por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5799477041184365por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


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