Mostrar registro simples

dc.creatorCarvalho, Luciana Carrion
dc.date.accessioned2016-02-29
dc.date.available2016-02-29
dc.date.issued2015-08-13
dc.identifier.citationCARVALHO, Luciana Carrion. TRANSFORMATION: LIFE STORIES, CONTINUING EDUCATION AND SYMBOLIC VIOLENCE IN A RURAL SCHOOL. 2015. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7197
dc.description.abstractThis paper presents the search results of Master in Education linked to research LP1-Line "Training, Knowledge and Professional Development" of PPGE / UFSM. This research is about the methodology of life stories and narratives (auto) biographical and continuing training devices to the Rural Education teachers. Thus, it aims to reflect on the continuing education of teachers, in order to not erase its characteristics due to the urban center model institution in Rural Schools, in a capitalist neoliberal context. We listed the life story and professional trajectories of the teachers, in order to understand this phenomenon and the willingness to create mechanisms through continuing education, in order to promote critical reflection spaces faculty, rethinking concepts hitherto thought and / or lived. As theoretical support, we use studies of Abrahão (2006), Antunes (2011, 2012), Bolzan (2009), Bourdieu (2011), Caldart (2012), Charlot (2000), Dufor (2005), Freire (1987, 1997, 2009), Henz (2014), Imbernón (2010), Isaia (2009), Josso (2006), Júnior (2008), Martins (2008), Medonça (2008), Nóvoa (2009), Passeggi, Abrahão e Delory-Momberger (2012), Rocha e Martins (2011), Souza (2006, 2012), Souza e Meireles (2014), among others. The research found the following results as points: a) the existence of symbolic violence in Rural Schools by silencing the practical and collective rural teachers; b) the lack of sensibility of educators and the community at large with the matter of the field; c) the possibility of overcoming this reality using the methodology of the Dialogical Circles Investigative-training and (auto) biographical write, which announce overcoming this set scenario because the same shape in dialogue space and strengthening of the autonomy, hope and establishment of collaborative and collective practices, recognizing the school as a transforming force.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória de vidapor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectViolência simbólicapor
dc.subjectFormação continuada de professorespor
dc.subjectLife storieseng
dc.subjectRural educationeng
dc.subjectSymbolic violenceeng
dc.subjectContinuing teacher trainingeng
dc.titleMetanoia: histórias de vida, formação continuada e violência simbólica em uma escola do campopor
dc.title.alternativeTransformation: life stories, continuing education and symbolic violence in a rural schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados de pesquisa do Mestrado em Educação vinculada à Linha de pesquisa-LP1 Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do PPGE/UFSM. Tal pesquisa versa sobre a metodologia de histórias de vida e narrativas (auto)biográficas como dispositivos de formação continuada aos docentes da Educação do Campo. Dessa forma, tem por objetivo refletir acerca da formação continuada de professores, visando ao não apagamento de suas características devido à instituição do modelo urbanocêntrico nas Escolas Rurais, em um contexto neoliberal capitalista. Elencamos a história de vida das trajetórias pessoal e profissional dos docentes, a fim de compreender tal fenômeno e com a disposição de criar mecanismos por meio da formação continuada, visando promover espaços de reflexão crítica do corpo docente, repensando conceitos até aqui pensados e/ou vividos. Como amparo teórico, utilizamos estudos de Abrahão (2006), Antunes (2011, 2012), Bolzan (2009), Bourdieu (2011), Caldart (2012), Charlot (2000), Dufor (2005), Freire (1987, 1997, 2009), Henz (2014), Imbernón (2010), Isaia (2009), Josso (2006), Júnior (2008), Martins (2008), Medonça (2008), Nóvoa (2009), Passeggi, Abrahão e Delory-Momberger (2012), Rocha e Martins (2011), Souza (2006, 2012), Souza e Meireles (2014), entre outros. A pesquisa encontrou como resultados os seguintes pontos: a) a existência de violência simbólica nas Escolas do Campo através do silenciamento das práticas docentes camponesas e coletivas; b) a falta de sensibilidade dos educadores e da comunidade em geral com a questão do campo; c) a possibilidade de superação desta realidade por meio da metodologia dos Círculos Dialógicos Investigativo-formativos e das escritas (auto)biográficas, as quais anunciam a superação deste cenário instituído, pois as mesmas configuram-se em espaço de diálogo e de fortalecimento da autonomia, esperança e instituição de práticas colaborativas e coletivas, reconhecendo a escola como força transformadora.por
dc.contributor.advisor1Antunes, Helenise Sangoi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799529D7por
dc.contributor.referee1Meurer, Ane Carine
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792773D0por
dc.contributor.referee2Abrahão, Maria Helena Menna Barreto
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996H5por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9836369128480799por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples