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dc.contributor.advisorSilva, Mara Rubia Alves da
dc.creatorLucion, Paula
dc.date.accessioned2015-03-16T11:56:37Z
dc.date.available2015-03-16T11:56:37Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/723
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2014.por
dc.description.abstractThe present article aimed to analyze the relationship between Dance and school inclusion of students with physical disability. The research characterized as qualitative, having interview as a tool for data collection, that was applied to parents/guardians of members, enrolled in the regular school system in an extension project that aims to practice Dancing, and questionnaire that was applied to special educators. Subsequently, data were analyzed from the content analysis, being perceived as favorable the Dance with regard to the development of speech and movement, autonomy, fine motor skills, motivation, interaction, body image, memory, sequential notion, and aspects that influence in the school inclusion of student with physical disability.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectDeficiência físicapor
dc.subjectDança em cadeira de rodaspor
dc.titlePercepções da família e da escola à inclusão de alunos com deficiência física que praticam a dançapor
dc.title.alternativePerceptions of family and school in relation to the inclusion of students with physical disabilities practicing danceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoO presente artigo objetivou analisar as relações entre a Dança e a inclusão escolar de alunos com deficiência física. A pesquisa se caracterizou como qualitativa, tendo entrevista como instrumento de coleta de dados, que foi aplicada a pais/responsáveis de integrantes, matriculados na rede regular de ensino de um projeto de extensão que visa à prática da Dança, e questionário, que foi aplicado a educadores especiais. Posteriormente, os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo, sendo perceptível a Dança como favorável no que refere ao desenvolvimento da expressão verbal e corporal, autonomia, motricidade, motivação, interação, imagem corporal, memória, noção sequencial, aspectos que influenciam na inclusão escolar do aluno com deficiência física.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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