Saberes e práticas docentes: repensando a formação continuada
Abstract
O interesse em investigar a necessidade que alguns docentes expressam de continuarem sua formação está em identificar e compreender os motivos que os levam a fazer tal escolha e o que isso representa na sua atividade docente diária. Autores como Tardif (2002), Nóvoa (2000), Catani (2002), Bosi (1994), Oliveira (2000), Antunes (2000), Gómez (2001), Meihy (2002), entre outros, contribuíram para a fundamentação teórica da pesquisa, enriquecendo significativamente o seu referencial teórico. A pesquisa possibilitou conhecer a trajetória da formação profissional dos docentes para, assim, compreender se realmente a busca pela formação continuada provoca nesses profissionais um processo de autoformação e uma atitude crítico-reflexiva em relação a sua prática. As colaboradoras da pesquisa são quatro professoras pertencentes às áreas das Redes de Ensino Federal, Estadual, Municipal e Particular, com diferentes tempos de docência, vinculadas ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), sendo que três realizam Mestrado em Educação e uma está cursando Especialização em Gestão Escolar. Para a realização e melhor análise do tema proposto escolhi o método biográfico História de Vida, por acreditar que, através das entrevistas semi-estruturadas gravadas, dos relatos orais e das escritas autobiográficas, é possível obter uma aproximação significativa das histórias de vida dos docentes, conhecer a trajetória e as significações construídas ao longo do processo do seu processo de formação, pois a memória revela a magnitude da dimensão pessoal e profissional que essas docentes carregam em suas histórias. As professoras acreditam que os conhecimentos oriundos da pós-graduação podem oferecer elementos que enriquecem a prática docente, no entanto, elas consideram que estes conhecimentos só serão realmente validados se os docentes, em seu processo de formação continuada em nível de pós-graduação, repensarem os saberes e a prática cotidiana, enriquecendo-a constantemente através da autoformação que o processo reflexivo exerce os docentes. Somente uma aponta a validade da formação continuada através de estudos realizados por conta própria, sendo que a maioria percebe a formação continuada como sinônimo de pós-graduação. Outro aspecto a ser salientado é que a totalidade dos temas pesquisados na pós-graduação se refere às temáticas oriundas do cotidiano escolar em que as pessoas da pesquisa, estão envolvidas. A participação nesta pesquisa foi um fator que também contribuiu para ampliar a reflexão sobre a prática docente dessas professoras. Através de suas significativas e relevantes contribuições, pôde-se perceber, de certo modo, que, para essas docentes, a representação e a significação da formação continuada são marcantes em suas histórias de vida. Elas acreditam que a continuidade da formação é indispensável para a formação profissional no atual contexto educacional, e que essa formação se constrói durante toda carreira profissional, desde que seu exercício seja comprometido com a profissão, articulando os saberes e as práticas docentes visando à melhoria do ensino e da aprendizagem de seus alunos. A pesquisa realizada vincula-se à linha de pesquisa Formação de Professores , do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)