Trabalho pedagógico como mediação: um estudo com professores que trabalharam como tutores do curso de letras/EAD da UFSM.
Resumo
O presente projeto de dissertação está vinculado à Linha de Pesquisa 2- Práticas Escolares e Políticas públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. A partir da análise dos discursos dos professores do Curso de Letras EAD da UFSM que trabalharam como tutores no Curso, analisou-se quais são os sentidos sobre trabalho pedagógico e sobre a mediação em seu trabalho. Nessa perspectiva, realizou-se estudo sobre a criação e implementação da Educação a distância e os dados foram produzidos através de entrevistas presenciais com os seis professores que trabalharam como tutores do Curso de Letras EAD. Durante a pesquisa, os dados produzidos foram analisados com base na perspectiva dialética, entendida como aporte teórico-metodológico. Ao final, observou-se que não há muita clareza no que diz respeito às relações de mediação do trabalho pedagógico realizado pelos professores que trabalharam como tutores. Verificou-se ainda que todos os sujeitos consideram seu trabalho como trabalho pedagógico, no entanto, acreditam que a maior responsabilidade em relação ao sucesso do Curso e dos egressos do mesmo, depende do esforço individual de cada aluno. Ressalta-se ainda que não há uma grande diferenciação entre o corpo discente do Curso de Letras EAD e do presencial e que, mais uma vez, o que os diferencia é o esforço e a dedicação empregados no decorrer do Curso. Observou-se ainda que todos os sujeitos entrevistados julgam fundamental a sua experiência enquanto tutores para realizar seu trabalho como, hoje, professores. Apresenta-se ainda a questão da precarização do trabalho dos tutores tanto relacionada à sua remuneração quanto ao trabalho realizado pelos mesmos que se confunde, em grande parte, com o trabalho dos professores. Neste mesmo contexto, tanto o trabalho dos professores quanto dos tutores se intensifica, ocasionando uma diminuição do tempo livre e o prolongamento da jornada de trabalho.