As mídias impressas na aprendizagem de gêneros textuais
Resumo
As mídias e tecnologias na escola devem ser entendidas e trabalhadas como recursos facilitadores da comunicação e da formação de leitores funcionais, que saibam interpretar e transformar a leitura em informação, levando-os à construção da escrita de forma eficiente, intencional, coerente e responsável. Reconhecer a importância da leitura para a formação do leitor que pretende construir significados para a mesma e da escrita para a construção do pensamento crítico e o exercício prático e funcional da linguagem constituem a atividade de letramento e alfabetização proposta pela escola. As práticas de leitura e escrita visando desenvolver as habilidades cognitivas do aluno de forma competente e progressiva devem ser ações planejadas pelo professor de Língua Portuguesa. Apresentar os gêneros textuais que fazem parte do dia a dia do aluno permite que este tenha autonomia para reconhecê-los a partir de suas necessidades de comunicação do momento. Produzir textos jornalísticos, reportagens, artigos de opinião e charges permite aos alunos tratar de assuntos e questões atuais, aumentando as capacidades de ler, ver, escutar, se informar, relacionar fatos, organizá-los de forma cronológica e ainda fazer uma inter-relação entre os acontecimentos e o momento histórico. Acredita-se que este trabalho de confecção de jornal, obedecendo aos critérios dos gêneros jornalísticos estabelecidos pelo projeto JP/CRE na Sala de Aula, trouxe aos alunos a possibilidade de criação e autoria sobre assuntos da realidade e da atualidade, através da pesquisa do que acontece à sua volta de forma reflexiva e crítica.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]