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dc.contributor.advisorKonrath, Mary Lúcia Pedroso
dc.creatorSperoni, Karine Sefrin
dc.date.accessioned2015-03-20T12:37:32Z
dc.date.available2015-03-20T12:37:32Z
dc.date.issued2013-12-12
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/745
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstracthis paper aims to interrelate through literature proposition the relationship between media use in the context of specialized educational services (ESA). For that we sought to problematize the newspaper turns can act as a curriculum resource accessibility, so uncover new possibilities of interaction with the writing on the ESA - which refers to a specific service provided by skilled professionals in Special Education, offered in the regular school complementary and / or supplementary way to school activities. This study aimed to correlate within the specialized care through the problem and construction of the newspaper as a resource for curriculum accessible to students with special educational needs - disabilities, pervasive developmental disorders and high ability/gifted. To do so, we attempted to theoretical and methodological support the subsidy of some tools found in the studies of Michel Foucault , especially the notion of discourse. Therefore the present work was to discuss the results of using forms of printed material in the learning process as well as to question the truths that are produced, considering the possibilities of reflection of circulating discourses emphasizing the written production by building a newspaper at AEE. Thereby indicating possibilities of intersection with content that can be adapted to the different learning needs of students, in order to enhance their productions. Since the use of media enables new relationships with knowledge culturally constructed.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMídias na educaçãopor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectJornalpor
dc.title(Des)construções e possibilidades do jornal como um recurso pedagógico de acessibilidade curricular no Atendimento Educacional Especializado (AEE)por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Seca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva inter-relacionar através de proposição bibliográfica a relação entre uso de mídias no contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Para tanto se buscou problematizar o jornal pode vir a funcionar como um recurso de acessibilidade curricular, de modo a desvendar novas possibilidades de interação com a escrita no AEE - que se refere a um serviço específico oferecido por profissionais especializados em Educação Especial, disponibilizado na escola regular de forma complementar e/ou suplementar às atividades escolares. Esse estudo visou correlacionar no espaço do atendimento especializado através da problematização e construção do jornal como um recurso de acessibilidade curricular a alunos com necessidades educacionais específicas - deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Para tanto, buscou-se como aporte teórico-metodológicoo subsídio de algumas ferramentas encontradas nos estudos de Michel Foucault, sobretudo a noção de discurso. Portanto o presente trabalho teve como resultados problematizar as formas de utilização do material impresso no processo de aprendizagem bem como questionar as verdades que são produzidas, atentando às possibilidades de reflexão dos discursos que circulam dando ênfase à produção escrita através da construção de um jornal no AEE. Indicando assim possibilidades de intersecção com conteúdos que podem ser adaptados ás diferentes necessidades de aprendizagem dos alunos, com o intuito de valorizar suas produções. Uma vez que o uso das mídias viabiliza novas relações com conhecimento culturalmente construído.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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