O uso de recursos tecnológicos como auxílio ao processo de aprendizagem dos alunos do 1º ano do ensino fundamental
Resumen
Este trabalho teve como objetivo abordar uma pesquisa de campo com alunos do primeiro ano do ensino fundamental sobre a importância dos jogos pedagógicos digitais, e de novas práticas pedagógicas para melhor oportunizar o processo de ensino e aprendizagem desses alunos. A pesquisa buscou como aporte teórico conceituar e utilizar em sua aplicação objetos de aprendizagem, tecnologias da informação e comunicação e o conhecimento sobre a psicogênese com ênfase na teoria de Piaget e Vygostsky. Assim como, abordar três aplicações de jogos encontrados na internet. Estes são jogos adequados à fase na qual os alunos pesquisados fazem parte e os jogos visam desenvolver a motricidade, a memória e o experimento. Visou também utilizar como suporte pedagógico objetos de aprendizagem por meio da Tecnologia de Informação e Comunicação. Ao aplicá-los, foi possível perceber que as crianças interagiram com grande êxito ao longo de sua aplicação. Assim, também foi possível verificar o desenvolvimento cognitivo das crianças e seu entusiasmo durante as práticas.
Colecciones
- Mídias na Educação - EaD [640]