Desafios do planejamento em turmas multidade na educação infantil

Visualizar/ Abrir
Data
2013-09-13Autor
Mangine, Simone Medianeira dos Santos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho foi produzido no Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil realizado na Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo principal da pesquisa foi argumentar sobre a importância do planejamento no dia a dia do professor, assim como analisar as possibilidades e as limitações na elaboração dos planejamentos dos professores que vão propor ações cotidianas com turmas de Multidade. Procurou-se refletir sobre as formas de contemplar os diferentes interesses das crianças que encontram-se em faixas etárias também diferentes. A ideia de compreender como esse planejamento é realizado pelos professores vem de uma inquietação minha, pois compreender que as crianças de diferentes idades dificilmente vão ter os mesmos interesses. Essa e outras questões nos desafiam a realizar um planejamento muito criativo e também ter clareza sobre concepções de infância, ter respeito a cada especificidade e considerar ainda seu planejamento deverá prever que o proposto pode não atrair a todos. O trabalho foi construído a partir de algumas questões que vivencio na minha prática e após alguns questionamentos foram propostos às colegas da Unidade. Outro fator ser repensado é a questão do caráter formativo da escola, já que se sabe da defesa de que as crianças menores aprendem muito com as maiores, porém questiona-se a aprendizagem e possibilidades que são oferecidas às crianças na escola, bem como a intencionalidade do professor.