dc.contributor.advisor | Medina, Roseclea Duarte | |
dc.creator | Rauber, Simone da Costa | |
dc.date.accessioned | 2015-03-26T12:10:44Z | |
dc.date.available | 2015-03-26T12:10:44Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/759 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | The present work was developed having the possibility of working with printed media
during the students’ learning process in the Sciences classes. The chosen media was
cartoons, which objective is to demonstrate how they collaborate in the internalization
of the wave motion concepts in Physics. The research took place in a state public
school, in Cachoeirinha, RS. Two eight-graders groups were chosen, one for the
research and another one for the control. The evaluation of the learning was done
through the use of conceptual maps. Along the obtained results it was verified that the
use of cartoons in the research group facilitated the internalization of the concepts. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | por |
dc.subject | Som | por |
dc.subject | Ondulatória | por |
dc.subject | Mapas conceituais | por |
dc.title | Trabalhando histórias em quadrinhos como um recurso didático para as aulas de Ciências | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa foi desenvolvida tendo como abordagem a possibilidade de
trabalhar com mídia impressa no processo de aprendizagem dos alunos nas aulas de
ciências. A mídia escolhida foi a História em Quadrinhos (HQs), cujo objetivo é
demonstrar como colaboram na internalização dos conceitos da ondulatória de física.
A pesquisa foi realizada em uma Escola Pública Estadual, localizada na cidade de
Cachoeirinha, RS. Foram escolhidas duas turmas da 8ª série do ensino fundamental,
uma de pesquisa e outra de controle. A avaliação da aprendizagem foi realizada por
meio de mapas conceituais. Através dos resultados obtidos verificou-se que o uso das
HQs na turma de pesquisa facilitou a internalização dos conceitos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |