O uso da informática na educação inclusiva na APAE de Ijuí/RS
Abstract
O presente artigo mostra a importância do papel da Informática no auxílio à aprendizagem dos alunos PNEs (Portadores de Necessidades Especiais). O objetivo é comprovar que a Informática no contexto escolar surge como ferramenta auxiliar ao trabalho do professor, como um facilitador da construção do conhecimento e da aprendizagem do educando. A metodologia utilizada foi a visita e realização de uma atividade com os alunos da Educação Tecnológica da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ijuí), bem como a revisão bibliográfica sobre a Legislação específica para os alunos incluídos. A partir deste estudo, verificou-se que a Informática auxilia no desenvolvimento do potencial cognitivo e emocional do educando, oportunizando condições mais eficazes para construir seu conhecimento, contribuindo também no aumento da qualidade de vida - pelo acesso e manuseio dos recursos tecnológicos disponíveis na atualidade-, e fortalece o exercício de sua cidadania.
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]