dc.contributor.advisor | Noal, Eronita Ana Cantarelli | |
dc.creator | Oliveira, Adriana Jaqueline de | |
dc.date.accessioned | 2015-03-30T13:29:31Z | |
dc.date.available | 2015-03-30T13:29:31Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/763 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This article aims to show the importance of the role of information technology in assisting student learning PNE's (Handicapped). The goal is to prove that the Computer in the school context appears as an auxiliary tool in the work of the teacher as a facilitator of knowledge construction and learning. The methodology used was visiting and performing an activity with s students of Technological Technical Education APAE (Association of Parents and Friends of Exceptional Ijuí), as well as the literature review on the specific legislation for students included. From the study, it was found that IT helps in the development of cognitive and emotional potential of the student, providing opportunities for more effective conditions to build their knowledge, also helps in increasing the quality of life - access to and handling of the technological resources available today, as well as strengthens the exercise of their citizenship. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Informática | por |
dc.subject | PNE's (Portadores de Necessidades Especiais) | por |
dc.title | O uso da informática na educação inclusiva na APAE de Ijuí/RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Panambi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo mostra a importância do papel da Informática no auxílio à aprendizagem dos alunos PNEs (Portadores de Necessidades Especiais). O objetivo é comprovar que a Informática no contexto escolar surge como ferramenta auxiliar ao trabalho do professor, como um facilitador da construção do conhecimento e da aprendizagem do educando. A metodologia utilizada foi a visita e realização de uma atividade com os alunos da Educação Tecnológica da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ijuí), bem como a revisão bibliográfica sobre a Legislação específica para os alunos incluídos. A partir deste estudo, verificou-se que a Informática auxilia no desenvolvimento do potencial cognitivo e emocional do educando, oportunizando condições mais eficazes para construir seu conhecimento, contribuindo também no aumento da qualidade de vida - pelo acesso e manuseio dos recursos tecnológicos disponíveis na atualidade-, e fortalece o exercício de sua cidadania. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |