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dc.contributor.advisorNoal, Eronita Ana Cantarelli
dc.creatorOliveira, Adriana Jaqueline de
dc.date.accessioned2015-03-30T13:29:31Z
dc.date.available2015-03-30T13:29:31Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/763
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis article aims to show the importance of the role of information technology in assisting student learning PNE's (Handicapped). The goal is to prove that the Computer in the school context appears as an auxiliary tool in the work of the teacher as a facilitator of knowledge construction and learning. The methodology used was visiting and performing an activity with s students of Technological Technical Education APAE (Association of Parents and Friends of Exceptional Ijuí), as well as the literature review on the specific legislation for students included. From the study, it was found that IT helps in the development of cognitive and emotional potential of the student, providing opportunities for more effective conditions to build their knowledge, also helps in increasing the quality of life - access to and handling of the technological resources available today, as well as strengthens the exercise of their citizenship.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectInformáticapor
dc.subjectPNE's (Portadores de Necessidades Especiais)por
dc.titleO uso da informática na educação inclusiva na APAE de Ijuí/RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Panambi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo mostra a importância do papel da Informática no auxílio à aprendizagem dos alunos PNEs (Portadores de Necessidades Especiais). O objetivo é comprovar que a Informática no contexto escolar surge como ferramenta auxiliar ao trabalho do professor, como um facilitador da construção do conhecimento e da aprendizagem do educando. A metodologia utilizada foi a visita e realização de uma atividade com os alunos da Educação Tecnológica da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ijuí), bem como a revisão bibliográfica sobre a Legislação específica para os alunos incluídos. A partir deste estudo, verificou-se que a Informática auxilia no desenvolvimento do potencial cognitivo e emocional do educando, oportunizando condições mais eficazes para construir seu conhecimento, contribuindo também no aumento da qualidade de vida - pelo acesso e manuseio dos recursos tecnológicos disponíveis na atualidade-, e fortalece o exercício de sua cidadania.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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