Navegação TCC Comunicação Social - Produção Editorial por título
Itens para a visualização no momento 21-40 of 166
-
Comunicação e religião: as motivações e os usos de aplicativos da Bíblia por jovens evangélicos do Rio Grande do Sul
(2022)O presente trabalho apresenta uma pesquisa exploratória e qualitativa sobre as motivações e os usos de aplicativos da Bíblia por jovens evangélicos do Rio Grande do Sul (RS). Tem como objetivo geral compreender as motivações ... -
A construção de celebridades na web 2.0: um estudo de caso sobre a booktuber Pam Gonçalves
(2015-12-18)O presente trabalho aborda a construção da fama e o processo de celebrificação na rede e visa entender como os usos das plataformas online e a interação com o público contribuem para a construção de celebridades da web. ... -
A construção de personagens com deficiência em filmes, séries e telenovelas: um recorte preliminar multidimensional
(2022-06-20)Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo, analisar características e tendências observadas na construção de personagens com deficiências e de suas narrativas em filmes, séries e novelas, lançadas no período de ... -
A construção e formação da Editora da Mente e o papel de Lauro Trevisan como editor
(2015-12-16)Este trabalho apresenta a construção da Editora da Mente e o papel de seu fundador, Lauro Trevisan, na formação e consolidação da casa publicadora no mercado de livros de autoajuda em Santa Maria – RS. Fundada em 1980, a ... -
O consumo da literatura erótica: um estudo sobre o perfil do leitor durante a pandemia da Covid-19
(2021)Este trabalho de conclusão de curso tem como finalidade investigar o aumento do consumo de literatura erótica durante a pandemia da Covid-19 no Brasil em 2020 por meio da criação do perfil do leitor do gênero e seus hábitos ... -
Consumo e subculturas juvenis: um estudo sobre as práticas de consumo dos fãs de K-Pop no Brasil
(2015-12-15)A globalização de produtos midiáticos proporcionada pelas tecnologias atuais fez com que culturas estrangeiras fossem apresentadas a novos povos, buscando assim novos admiradores de determinados objetos. A internet, um dos ... -
O contexto da convergência e da cultura participativa no universo Machinima
(2018-12)Este trabalho visa analisar a lógica de produção machinima e suas possíveis motivações no contexto brasileiro, elencando algumas características que tentam situar o machinima na cultura participativa e na convergência ... -
As cores contam histórias: a significação do vermelho no cinema
(2017-12-13)Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre as potencialidades da cor dentro do cinema, com foco na significação do vermelho nos filmes Beleza Americana (1999), O Sexto Sentido (1999) e Moulin Rouge (2001). Busca-se compreender ... -
As cores do mundo: criação de recurso auxiliar ao ensino sobre cores
(2022)Neste trabalho apresentamos, como objetivo central, a criação do segundo volume da Coleção de Livros de Artes Visuais, com a temática “Cores”, voltado para o público de estudantes com faixa etária de 13 a 17 anos ou do ... -
Coroas, estereótipos e representatividade: uma análise da representação feminina entre quatro gerações de princesas da Disney
(2017-11-24)A presente monografia tem como objetivo entender as mudanças na representação da mulher a longo do tempo em quatro gerações de princesas da franquia Princesas Disney. O trabalho teve suporte teórico das pesquisas de gênero ... -
Criação de conteúdo no YouTube: estudo de caso de Damon and Jo
(2020)O trabalho se baliza nos conceitos de conectividade de Van Dijck (2013), conteúdo contagiante de Berger (2014), rede social de Miller (2016) e elementos de conteúdo de sucesso no Youtube, endossado por Kyncl e Peyvan (2017). ... -
Criação de produtos midiáticos editoriais para a Editora Experimental do curso de Comunicação Social - Produção Editorial pE.com UFSM
(2015)Este projeto apresenta um estudo voltado à Editora Experimental do Curso de Comunicação Social - Produção Editorial pE.com UFSM, da Universidade Federal de Santa Maria; e, objetiva contribuir com dois produtos midiáticos ... -
"Cristãos contra o fascismo": a circulação de discursos religiosos na ambiência de polarização política no Facebook
(2019-12-04)Durante o ano de 2018, no último período eleitoral, uma polarização política tomou conta do país, sobretudo durante o segundo turno disputado entre Fernando Haddad (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PSL). Apesar de não ser ... -
Cuentos Macabros: construção de um livro digital interativo
(2022)Este projeto experimental, intitulado Cuentos Macabros, se utiliza de uma seleção de contos de terror escritos pelo uruguaio Horacio Quiroga para implementar ações interativas em um livro digital no formato EPUB. Este ... -
A cultura afro brasileira nos livros paradidáticos em escolas de Santa Maria - RS
(2015-12-18)Este trabalho tem como objetivo constatar se em algumas escolas de Santa Maria RS está sendo aplicado o material paradidático sobre acultura afro a partir da Lei 10.639/2003: Dizeres e práticas; e como os alunos e professores ... -
Das artes do livro ao livro de artista: a perspectiva histórica da tipologia a partir do seu contexto editorial
(2018-12-05)Neste trabalho de conclusão de curso contempla-se a história da tipologia de livros chamada livro de artista a partir do seu percurso editorial – objetos que apresentam expressões artísticas através do suporte livro, seja ... -
Depois da Bruma: produção de coletânea de obras fantásticas de autoria feminina e brasileira do século XIX e XX
(2023-12-19)O presente projeto experimental tem o objetivo de produzir uma coletânea de histórias de autoria feminina com inspirações fantásticas publicadas entre 1882 a 1903. Os objetivos específicos consistem em buscar autoras e ... -
"Der Spiegel journalist messed with the wrong small town": como a circulação de sentidos tensiona a formação de zonas de contato
(2020)Em dezembro de 2018, a revista alemã Der Spiegel revelou que Claas Relotius, um de seus principais repórteres, havia forjado informações em mais de 50 matérias. Uma das matérias com autoria de Relotius contendo informações ... -
A (des)construção de Guilherme Boulos: análise das estratégias de branding utilizadas no Instagram do candidato nas eleições municipais de São Paulo em 2020
(2023-02-20)A presente pesquisa tem como principal objetivo entender quais foram as estratégias de branding utilizadas pela campanha de Guilherme Boulos na rede social Instagram nas eleições para a Prefeitura de São Paulo em 2020, que ... -
(Des)Ordem na cadeia produtiva do livro: um estudo de caso sobre o livro Ryotiras Omnibus
(2014-11-21)Os avanços tecnológicos das últimas décadas possibilitaram profundas transformações sociais, econômicas e culturais. Devido a fatores como a popularização dos computadores pessoais e do acesso à internet, a autopublicação, ...