Browsing TCC Comunicação Social - Produção Editorial by Title
Now showing items 50-69 of 166
-
Editoras e livros artesanais: notas e reflexões sobre processos de criação e produção
(2014-07-02)Esta pesquisa tem por propósito analisar editoras artesanais brasileiras, que se apresentam no campo editorial como alternativa às grandes empresas do setor, tanto por questões artísticas, quanto de mercado, primando por ... -
"Ele é homem ou é Flozô?": Identidades masculinas e homofobia na telenovela Pantanal e no Twitter
(2023-12-20)O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo discutir sobre as representações midiáticas de identidades masculinas e como elas são apropriadas fora da narrativa ficcional. Para isso, foi realizada uma pesquisa ... -
Encarnado cartografia do processo de criação de um livro de artista
(2023-02-06)O presente relatório tem como propósito descrever as diversas etapas de um livro de artista criado a partir do material recolhido da maratona experimental: descama corpo, um experimento digital e interativo proposto pela ... -
Enhanced Publications: ampliando a visibilidade das publicações científicas
(2017-12-13)Da união entre Comunicação e Ciência, originaram-se os primeiros periódicos científicos, cujo principal objetivo sempre foi registrar e ampliar a visibilidade das pesquisas e das comunidades científicas. Por outro lado, o ... -
Entre corpos, ciclos e tabus: análise de uma comunidade virtual
(2017-12-12)A presente pesquisa apresenta uma análise de temáticas consideradas tabus na sociedade, através de discursos provenientes de espaços de discussão na rede social Facebook, entendida neste trabalho como uma comunidade virtual. ... -
Escrita criativa e projeto editorial do livro Meu Mundinho: uma narrativa literária sobre a amizade
(2022)O presente projeto experimental Meu Mundinho, explora a confecção de uma obra com materiais editoriais complementares entre si para o público jovem LGBTQIA +. No trabalho atuei em todas as etapas, desde a criação literária ... -
Espaços de representação: a construção do livro populário LGBTQIA+
(2023-07-12)O presente projeto experimental tem como principal objetivo experimentar todas as etapas do processo editorial em uma publicação independente em financiamento coletivo, que seja um produto não apenas graficamente agradável, ... -
O essencial é invisível aos olhos: ensaio fotográfico sobre o estilo de vida minimalista
(2018-12-06)O presente trabalho faz parte de um projeto experimental que busca compreender o estilo de vida minimalista, criando, a partir de uma narrativa documental, um ensaio fotográfico de duas pessoas que adotaram o minimalismo ... -
Estratégias de marketing de relacionamento digital da DarkSide Books: como a caveirinha transformou seus consumidores em fãs
(2018-12-05)Compreender as formas com as quais empresas se utilizam dos meios digitais presentes na internet para sancionar estratégias de marketing digital é de extrema necessidade no cenário econômico. A presente monografia pretende ... -
Estratégias de marketing para livros digitais no youtube: uma análise de conteúdo sobre a booktuber Ju Cirqueira
(2023-02-10)Essa pesquisa se propõe a analisar as estratégias digitais de marketing, utilizadas pela booktuber Ju Cirqueira em seus vídeos do Youtube para influenciar o consumo de livros digitais durante o período pandêmico de janeiro ... -
As estratégias usadas na apresentação de temáticas em interface com o campo da ciência em narrativas de ficção científica
(2017-12-13)Este trabalho busca identificar estratégias usadas por obras de ficção científica no processo de apresentação de temáticas que tenham interface com a ciência. Discutimos teoricamente elementos como nomenclaturas para a ... -
“Eu Não Quero Voltar Sozinho”: a representação audiovisual da homossexualidade em ambiente escolar
(2014-12-11)Este trabalho discute a representação da homossexualidade no ambiente escolar, refletindo sobre como ela ocorre no curta-metragem Eu não quero voltar sozinho, dirigido por Daniel Ribeiro. O estudo busca investigar como os ... -
Eu prefiro bolo: experimentação em representação assexual através de fanfiction
(2019)Pouco explorada e representada em produtos midiáticos, a assexualidade é uma orientação sexual vivida por diversos jovens. Com intuito de demonstrar que é possível a escrita de narrativas que abordam esta temática, o ... -
Fade: uma narrativa fotográfica produzida como autorretrato Fine Art
(2022)O presente trabalho se trata de um projeto experimental produzido por meio de uma narrativa fotográfica, construída no estilo autorretrato através de expressão artística fundamentada na categoria Fine Art, sendo constituído ... -
“Faz a pessoa abrir a cabeça para um novo mundo”: leituras sobre o consumo do livro por adolescentes
(2014-12-10)O presente trabalho busca compreender de que forma as mediações escola e família contribuem na relação de adolescentes com o consumo do livro e a leitura. A pesquisa alinha-se aos Estudos Culturais sobretudo, nas perspectivas ... -
O fenômeno midiático One Piece: uma análise do feminino através das personagens Nami e Nico Robin no anime
(2015-12-15)Criada por Eiichiro Oda, One Piece é uma obra japonesa lançada em forma de mangá (1994) e em anime (1999). A série é a mais vendida no Japão e conta a história de uma tripulação pirata comandada pelo capitão Monkey D. ... -
Figurativamente: livro-objeto sobre figuras de linguagem
(2022-10-10)O projeto experimental figurativamente explora a criação de um livro-objeto em sua integridade, desde conteúdo a projeto gráfico. Sendo assim, objetiva explorar a materialidade do livro através da criação de um livro-objeto ... -
Fio condutor: a linha imaginária que une o som santa-mariense. Um documentário sobre a cena da música autoral de Santa Maria
(2016-12-15)Este projeto experimental tem como objetivo geral compreender, através da realização de um documentário, a situação do cenário da música autoral santa-mariense. Propõe-se apresentar através da visão dos artistas a importância ... -
Flipop: uma análise de consumo da literatura YA no mercado editorial brasileiro
(2019-12-03)Esta pesquisa tem como objetivo analisar o consumo da literatura Young Adult no mercado editorial brasileiro por meio do Festival de Literatura Pop (Flipop) que acontece em São Paulo. Assim, a monografia conta com um estudo ... -
Fome Come!: experimentação com a criação de um livro tátil de receitas para crianças na primeira infância
(2023)O relatório que se segue é composto pelos registros do processo criativo e de execução do projeto experimental da criação do livro tátil “Fome Come!” apresentado para conclusão do curso de Produção Editorial na Universidade ...