A formação do CEFD/UFSM e da FACDEF/UNT: um estudo comparativo sobre o predomínio dos conhecimentos
Abstract
Este trabalho tem por intuito entender as relações da America do Sul, Argentina e Brasil, na formação em educação física entre duas universidades de diferentes países, e como a condição de países do capitalismo dependentes destes se insere na formação superior. Partindo do estudo da relação existente entre educação e capital, e como na especificidade da educação física se deu historicamente a relação entre as ciências sociais e as ciências naturais, tentaremos chegar a uma proposta que vise superar as realidades apresentadas. A partir da análise dos currículos da Facultad de Educación Física da Universidad Nacional de Tucumán (Argentina) e do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (Brasil) tentaremos estabelecer a relação existente entre as ciências no processo de formação em educação física e que relação tem este tipo de formação com as características do Brasil e da Argentina enquanto países do capitalismo dependente. Utilizar-nos-emos o Materialismo Histórico Dialético como metodologia, pois o entendemos como "o modo de pensarmos as contradições da realidade, o modo de compreendermos a realidade como essencialmente contraditória e em permanente transformação" (Konder, 2000 p. 7.). Trabalharemos com as "categorias metodológicas" (KUENZER, 1998)Totalidade, Contradição, Historicidade e Mediação e como "categorias de conteúdos" (KUENZER, 1998) Formação; Currículo; Educação Física; Ciências.
Collections
- Educação Física Escolar [200]