Navegação Gestão Educacional - EaD por tipo "Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização"
Itens para a visualização no momento 41-60 of 950
-
Gestão democrática e resultados das avaliações externas no ensino fundamental
(2015-11-27)O presente trabalho teve como objetivo investigar de que maneira a gestão democrática e os resultados educacionais das avaliações externas no Ensino Fundamental intervêm no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, foi ... -
O projeto político pedagógico em uma escola municipal de Trindade do Sul: da construção à implantação
(2014-11-28)O presente trabalho tem como tema a construção e implantação do Projeto Político Pedagógico de uma escola situada no centro de Trindade do Sule como objetivo geral compreender como se deu a construção do Projeto Político ... -
Gestão escolar e as implicações do FUNDEB
(2011-09-16)O presente estudo pretende realizar uma reflexão sobre as implicações do FUNDEB na Gestão Escolar, no âmbito da aplicação dos recursos, considerando o atual modelo de Gestão Democrática e Participativa presente nas escolas ... -
Os entraves para implantação da gestão democrático-participativa nas escolas municipais
(2015-11-27)A presente pesquisa teve como tema a gestão democrático-participativa. Seu objetivo geral foi: Analisar os entraves para a implantação da Gestão Democrática nas Escolas Municipais da Rede Municipal de Ensino do Município ... -
A problemática da indisciplina na sala de aula: estudo de caso de uma escola municipal de Fortaleza
(2010-09-18)O presente artigo é uma reflexão sobre o uso pedagógico de Blogs, na aprendizagem dos alunos da educação de jovens e adultos (EJA), séries finais, adiantamento 5 e 6, (correspondente aos níveis de 7º e 8º séries) de uma ... -
O projeto político pedagógico: um fator de autonomia na gestão escolar
(2009-12-12)A presente monografia tem como escopo refletir sobre a importância do Projeto Político Pedagógico como mecanismo para uma Gestão Democrática na escola. Sendo um documento que representa a realidade escolar e delibera sobre ... -
Conselho escolar como mecanismo de fortalecimento da gestão democrática
(2011-09-17)O presente trabalho monográfico aborda a gestão democrática no âmbito escolar. Com base na moderna literatura especializada enfoca teoricamente o assunto, voltando-se às responsabilidades e ação do Conselho Escolar. ... -
Gestão escolar: uma prática em transformação
(2012-11-30)“Gestão escolar: uma prática em transformação” pretende refletir sobre a gestão escolar como a uma prática educativa transformadora. Esta monografia é resultado de uma pesquisa bibliográfica, cuja temática de estudo questiona ... -
A gestão e a construção da identidade docente: vivências, formação continuada e educação a distância
(2011-12-05)O presente trabalho de pesquisa teve por objetivos investigar quais aspectos são constituintes da identidade docente, compreender de que modo a atuação do gestor interfere na construção da identidade profissional. Para ... -
A educação matemática na percepção dos alunos no contexto da gestão escolar
(2009-11-27)Este trabalho apresenta a percepção dos alunos no que se refere ao ensinoaprendizagem da disciplina de Matemática no contexto da Gestão Escolar em Escolas do Município de Guaíba - RS. Na referida abordagem, foram ... -
A organização dos gestores educacionais frente ao processo de inclusão escolar
(2005-11-09)A presente pesquisa trata da organização dos gestores educacionais frente ao processo de inclusão escolar e tem como objetivo geral: investigar o modo como os gestores educacionais organizam suas ações pedagógicas para ... -
Família e escola: instituições educadoras e socializantes no contexto da gestão escolar
(2009-12-18)Esta pesquisa tem como temática o lugar da família e da escola na aprendizagem dos alunos no contexto da Gestão Escolar. Tem por objetivos: Avaliar a importância do papel da família junto com a escola na melhoria da qualidade ... -
As contribuições dos jogos cooperativos na educação infantil a partir do projeto "União Faz a Vida"
(2009-06-30)O presente trabalho monográfico caracteriza-se como uma pesquisa de campo, descritiva, ação com abordagem qualitativa, a qual visou investigar o que os professores das escolas de Educação Infantil do município de Victor ... -
Atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem no âmbito da gestão escolar
(2014-11-29)O presente projeto demonstra a importância das atividades lúdicas (brincadeiras, jogos pedagógicos), tendo o educador como mediador para que aconteça a contribuição na aprendizagem dos educandos no contexto da gestão ... -
Ressignificação da prática docente em sala de aula diante dos dilemas impostos por políticas educacionais neoliberais
(2011-09-17)O presente trabalho apresenta uma investigação referente RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE AULA DIANTE DOS DILEMAS IMPOSTOS POR POLÍTICAS EDUCACIONAIS NEOLIBERAIS junto aos alunos de uma Escola Estadual da ... -
A importância da brincadeira na educação infantil: desafios para a gestão escolar
(2009-12-18)O objetivo desta pesquisa foi compreender a importância da utilização de brincadeiras enquanto desafio para a gestão escolar no processo de desenvolvimento da criança na Educação Infantil. A abordagem metodológica utilizada ... -
O orientador educacional como parceiro na melhoria do processo ensino aprendizagem
(2009-12-18)Este trabalho tem como objetivo averiguar o papel do Orientador Educacional na escola, refletindo sobre a origem e o histórico da Orientação Educacional, bem como a importância do trabalho deste profissional. Depois da ... -
A afetividade no processo de ensino/aprendizagem escolar: a importância de uma gestão participativa
(2010)Esta pesquisa buscou verificar como a afetividade influência no desenvolvimento do ensino/aprendizagem escolar, procurando assim, algumas alternativas para “sanar” as dificuldades de aprendizagem. Através de uma abordagem ... -
O ensino de matemática no contexto da gestão escolar: um estudo no município de Sertão/RS
(2010-09-18)A presente monografia tematiza sobre o ensino de Matemática no contexto da gestão escolar, sobretudo no que se refere à gestão da sala de aula realizada pelo professor gestor. O estudo objetivou investigar a viabilidade ... -
Um estudo sobre o distanciamento entre teoria e prática relativo à gestão educacional e o papel dos agentes da educação nessa aproximação: limites e possibiliddades
(2012-12-07)A presente pesquisa objetivou o estudo sobre o distanciamento entre a teoria e a prática relativo à gestão educacional e como os agentes educacionais podem contribuir de forma a diminuir essa distância. Para isso, ...