dc.contributor.advisor | Ourique, Maiane Liana Hatschbach | |
dc.creator | Silva, Monique da | |
dc.date.accessioned | 2015-05-13T15:20:19Z | |
dc.date.available | 2015-05-13T15:20:19Z | |
dc.date.issued | 2013-11-30 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/808 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | Ce travail recherche quelles sont les influences d'une discipline sur la Gestion Escolaire, dans un DEA (Diplôme d'ètudes Aprofondé) dans le domaine de l'Enseignement Professionel Technique et Technologique, comme il peut contribuer dans la formation de futures professeurs. Il prétend encore, problématiser des concepts de Gestion Escolaire dans le context de la gestion à l'éducation professionel, penser des pratiques pédagogiques pour le travail de la gestion escolaire et réflexir au tour de la gestion escolaire dans la formation de professeurs. Pour arriver à acomplir nos objectives, on a fait des études bibliographiques sur Gestion Escolaire, Gestion dans l'Éducation Professionel et sur la formation des professeurs, basée sur Lück (2000; 2011a, 2011b), Ferreira (2011), Manfredi (2002), Morosini (2000), Freire (1987), pari d'autres. Pour la construction de données empiriques, on a choisi pour l'observation participative (Minayo, 2004) comme méthodologie. Une procédure investigative dans lequels on se met comme observateur d'une situation/realité, pour réaliser une investigation scientifique. On croît dans les rélations entre ce qui est étudié et ce qui est vécu comme clé pour la comprehénsion des concepts, pour le changements des spaces, pous l'instituition d'autres manières de faire/être éducation, de faire/être gestion. Et Marques (1995) nous montre que l'enseignance se realise quand les sujets prévus, les tissu conceptuels et la vie réel ont une rélation on a trouvé un soutenir pour le travail qui on a développé tout au long du temps où on a travaillé la discipline qui a fait marcher cette écriture. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Gestão na educação profissional | por |
dc.title | Gestão na educação profissional: vivências em um curso de especialização em docência na educação profissional | por |
dc.title.alternative | Gestion dans l'éducation professionel: les influences dans le domaine de l'enseignement professionel | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa investiga de que forma as vivências de uma disciplina sobre Gestão Educacional, num curso de Especialização em Docência na Educação Profissional Técnica e Tecnológica, pode contribuir para a formação de futuros docentes. Além disso, problematiza conceitos de gestão educacional no contexto da gestão na educação profissional, pensa práticas pedagógicas para o trabalho sobre gestão educacional e reflete acerca da importância da gestão educacional na formação docente. Para alcançar os objetivos, realizaram-se estudos bibliográficos sobre Gestão Educacional, Gestão na Educação Profissional, e Formação de Professores, amparadas em autores como Lück (2000; 2011a, 2011b), Ferreira (2011), Manfredi (2002), Morosini (2000), Freire (1987), entre outros. Para a construção empírica dos dados, optou-se pela observação participante (Minayo, 2004) como metodologia. Um procedimento investigativo no qual a pesquisadora colocou-se como observadora de uma situação/realidade, com a finalidade de realizar uma investigação científica. Nesta perspectiva metodológica, acredita-se nas relações entre o estudado e o vivido como a chave para a compreensão dos conceitos, para a mudança dos espaços, para a instituição de outras formas de fazer/ser educação, de fazer/ser gestão. E quando Marques (1995) aponta que a docência se concretiza quando os temas previstos, as tramas conceituais e a vida cotidiana se relacionam, a pesquisa encontra respaldo para o trabalho desenvolvido ao longo do tempo em que a pesquisadora ministrou a disciplina que move esta escrita. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |