Softwares educacionais infantis: uso pedagógico no atendimento educacional especializado
Resumo
Este artigo visa explorar o uso do computador como recurso pedagógico no processo ensino e aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais no atendimento educacional especializado, dentro do contexto da leitura e escrita. Apresenta atividades vindas de softwares que permitem aos mesmos uma maior interação do aluno com o recurso, apontando para o seu desenvolvimento cognitivo, social e cultural. O objetivo do trabalho foi propor atividades vinculadas ao computador por meio de um projeto de ensino desenvolvido com alunos do atendimento educacional especializado e estimular a utilização dos softwares juntamente com o computador como forma de motivar e despertar nos alunos o interesse pela leitura e escrita. A metodologia utilizada foi à qualitativa, através de um planejamento baseados em hipóteses, usou-se softwares selecionados pela escola, na Internet, e de uso pessoal da professora para promover o ensino e superar as dificuldades apresentadas pelos alunos. Foi feito um estudo de caso e os resultados esperados foram alcançados, pois os alunos demonstraram avanços significativos no desenvolvimento da leitura, da escrita e do raciocínio lógico. Os softwares selecionados foram de fundamental importância porque proporcionaram aos alunos momentos de muita interação e concentração diante das atividades propostas.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]