Recursos midiáticos na educação à distância em enfermagem: uma revisão narrativa da literatura
Resumen
O presente estudo objetivou descrever os artigos publicados nas bases de dados da Biblioteca Virtual da Saúde, Lilacs, Scielo e Bdenf que abordam à utilização de recursos midiáticos na educação à distância na área da enfermagem no Brasil, entre os anos de 2011 e 2013. Como caminho metodológico, adotou-se uma revisão narrativa da literatura seguindo os seguintes passos: identificação do tema e questão de pesquisa para realização da revisão; estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão dos artigos; definição das informações necessárias; avaliação dos textos na íntegra; e interpretação dos resultados e a conclusão. Como resultados encontraram-se 16 publicações onde se dividem nas seguintes categorias: Desenvolvimento de disciplinas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), Softwares, hipermídias e sites, Chats e fóruns e Teleconferências e Webconferências. Conclui-se que a educação à distância vem crescendo no Brasil, bem como a produção dos recursos midiáticos desenvolvidos e utilizados para fins didáticos no ensino de graduação, pós-graduação e educação permanente na área da enfermagem, o que se torna de grande importância traçar o caminho metodológico a ser seguido ao desenvolver um recurso midiático para fins educacionais.