Navegação TCC Comunicação Social - Publicidade e Propaganda por título
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A presença da marca da cerveja Polar no Instagram pelo viés dos consumidores
(2015)O presente trabalho têm como tema principal a marca de cerveja Polar pelo viés do consumidor no Instagram. Analisamos o consumidor da Polar nessa rede social, suas postagens e temáticas. No presente trabalho inciamos ... -
Princípios e perspectivas de acessibilidade em relação às cores: um guia de boas práticas sobre daltonismo para profissionais da indústria criativa
(2021)Este projeto experimental tem como objetivo identificar perspectivas de inclusão e acessibilidade para pessoas com discromatopsia, seja congênita ou adquirida, em projetos e produtos comunicacionais, considerando o contexto ... -
Processo criativo: o ambiente e a nossa mente
(2014-12-09)A presente pesquisa busca explorar a relação do ambiente com o processo criativo, a partir de quastões conscientes e incosncientes que permeiam nosso pensamento. A partir dessa abordagem, delimitamos como nosso problema ... -
Processo de criação publicitária na percepção de estudantes de publicidade e propaganda da Universidade Federal de Santa Maria
(2016-12-13)Este trabalho teve por objetivo estudar a percepção de estudantes de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sobre a criação publicitária, em sala de aula, em contraste com os objetivos das ... -
O processo de direção audiovisual através do documentário Escolinha Riograndense
(2023-12-18)O projeto em questão foi desenvolvido juntamente com o diretor de fotografia Leonardo Lira Araujo, entre o final de 2020 e o final de 2023. Trata-se de um projeto com objetivo de refletir sobre o processo de direção de ... -
Produção x recepção: análises sobre as percepções de valores das propagandas e seu impacto no consumo
(2021-02-02)Este projeto tem o intuito de analisar propagandas de um mesmo produto de marcas distintas sob duas óticas, a da semiótica e a da recepção. Desta forma, procuramos pesquisar tanto a esfera da produção, analisando os valores ... -
Um produto audiovisual para a sensibilização sobre a depressão e suas manifestações
(2017-12-11)Neste trabalho apresentamos o processo de desenvolvimento de um produto audiovisual, por meio do método experimental. A partir de estudos sobre depressão, dança contemporânea, música e audiovisual, busca unir essas vertentes ... -
Um profissional liberal enquanto marca: construção de um plano de branding
(2016-12-12)Este trabalho propõe um plano de construção e gestão de marca para profissionais liberais. Desta forma, busca-se compreender o papel da marca nas estratégias de marketing e o desenvolvimento do processo de branding na ... -
A propaganda está de mudança: uma reflexão sobre o habitus publicitário na geração z
(2021)Revisitando o histórico evolutivo da publicidade percebemos que a nossa profissão foi construída a partir da realização de práticas e conceitos pré-determinados. Gerações de publicitárias e publicitários acabaram entrando ... -
Propaganda intrusiva versus propaganda interativa: um estudo sobre a Netflix no cenário midiático atual
(2015-12-16)Este trabalho objetiva analisar a nova dinâmica de assistir televisão proposta pela Netflix e identificar as estratégias publicitárias interativas utilizadas pela marca, investigando de que maneira ela atua no cenário ... -
Publicidade e arquitetura: novas possibilidades na intersecção dos campos
(2018-12-04)O presente trabalho apresenta como tema as “Intersecções entre os campos de publicidade e arquitetura”, respondendo ao seguinte problema de pesquisa: “Quais são os pontos de intersecção entre os campos de publicidade e ... -
A publicidade no contexto da marca Only Designs: um guia de recomendações para branded content no Instagram
(2019-12)Este estudo, desenvolvido em formato de projeto experimental, tem como objetivo discutir e refletir sobre os componentes estruturais do Branded Content como estratégia publicitária para e-commerce em redes sociais e ... -
PubliciSapa: A experiência de mulheres lésbicas no campo publicitário
(2023-07-21)Este projeto experimental teve como objetivo analisar relatos de mulheres lésbicas que vivenciam o cotidiano de agências de publicidade e disponibilizar os principais dados e insights em um report. Para entender melhor o ... -
"Quando me descobri negra": pesquisa qualitativa através de um grupo de leitura
(2021-03-09)Este trabalho tem como objetivo principal analisar, a partir da realização de um clube do livro, como a leitura e a partilha de experiências contribui para o reconhecimento dos processos de autoidentificação entre mulheres ... -
Quem não é visto, não é lembrado: um estudo sobre a relação das micro e pequenas empresas com a cultura do marketing digital
(2018)O estudo busca compreender um breve histórico do marketing pós-digital na sociedade, através das novas formas de consumo, entendendo seus passos até a cultura do cenário do marketing digital. Contextualiza, em seguida, o ... -
As (re)significações identitárias dos venezuelanos a partir do enquadramento midiático
(2019-12-05)O estudo busca compreender como os enquadramentos midiáticos acionados acerca dos imigrantes venezuelanos no/do Brasil constroem e dinamizam a sua identidade. Ao mesmo tempo, a pesquisa intenta contextualizar os motivos ... -
Recorte de gênero: contornos da direção de arte feminina em Santa Maria
(2021)Este projeto experimental tem como objetivo a construção de um produto comunicacional que represente as práticas e as dinâmicas inerentes ao fazer publicitário de mulheres diretoras de arte de agências de Santa Maria - RS, ... -
Redes sociais e influência na política brasileira: análise da formação de aspectos da opinião política de jovens eleitores do presidente eleito, Jair Bolsonaro
(2018-12-05)Esse trabalho apresenta uma análise da formação, de aspectos da opinião política de jovens eleitores do presidente eleito, Jair Bolsonaro, através de páginas e grupos de apoio popular da rede social Facebook, com a finalidade ... -
"Redondo é sair do seu passado": leituras de gênero sobre a campanha publicitária Reposter da Skol
(2018-12-03)Com a interação dos meios de comunicação com a sociedade, a publicidade está presente na experiência cotidiana vinculada à cultura do consumo, modelada de acordo com fatores econômicos, sociais e culturais. A publicidade ... -
O registro da passagem do tempo na fotografia
(2016-11-13)O presente trabalho aborda questões relacionas ao tempo na fotografia, e sua representação não análoga à realidade. Esta representação não percebida através da duração, mas sim através de situações e técnicas com as quais ...