dc.contributor.advisor | Mussoi, Eunice Maria | |
dc.creator | Farias, Sabrina Luciana Sonego | |
dc.date.accessioned | 2015-06-10T15:36:50Z | |
dc.date.available | 2015-06-10T15:36:50Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/863 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The present study sought to verify the use of information technology in education in the school, supported by a case study to collect data from reality to be observed, drawing on field research, where teachers and students positioned about the use of computers in the learning process. It was perceived misuse of the Internet in the pedagogical performance, continuing the traditional method, which makes an approach involving the technological tools, the integration of curricular content to the Internet and possible resolution of students’ problems. Based on the data tabulated, opened up a range of possibilities for the teacher to rethink its planning and furthering the introduction of ICTs in the classroom. Therefore, it is necessary to start this preparation from the first series, not forgetting the value of the role of managers as organizers and coordinators of the
modernization process of the school, suggesting strategies for the educational use of computers by the teacher, making it capable to handle the appeal within your practice and generate new knowledge. We conclude that the technologies are everywhere, regardless of social class, but they are not being adequately used in the construction of knowledge in how to deal with information in virtual environments. You must use the school computers, balancing the organizational process and challenge in the classroom. So, be trained citizens ready to interact in a social context making
the necessary changes. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Informática | por |
dc.subject | Planejamento | por |
dc.title | A era digital na escola | por |
dc.title.alternative | The Digital age in the School | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação | por |
dc.description.resumo | O estudo em questão buscou verificar o uso da informática na educação no contexto da escola, tendo como suporte um estudo de caso para coletar dados da realidade a ser observada, valendose de uma pesquisa de campo, onde os professores e os alunos posicionaram-se sobre o uso da informática no processo de aprendizagem. Percebeu-se o uso inadequado da Internet no fazer pedagógico, persistindo o método tradicional, o que dificulta uma abordagem envolvendo as ferramentas tecnológicas, a integração dos conteúdos curriculares com a Internet e possível resolução de problemas de interesse dos alunos. Frente aos dados tabulados, abriu-se um leque de possibilidades para o educador repensar o seu planejamento e dar sequência à introdução das TIC s na sala de aula. Para tanto, faz-se necessário começar desde as séries iniciais esta preparação, não esquecendo o valor do papel dos gestores e coordenadores pedagógicos como articuladores do processo de modernização da escola, sugerindo estratégias para o uso pedagógico da informática pelo professor, tornando-o capaz de lidar com o recurso dentro da sua prática, gerando novos conhecimentos. Conclui-se que as tecnologias estão em todas as partes, independentemente da classe social, mas não estão sendo usadas adequadamente, na construção do conhecimento, no saber lidar com a informação, nos meios virtuais. Deve-se utilizar os computadores da escola, equilibrando o processo de organização e provocação na sala de aula. Assim, serão formados cidadãos aptos para interagir no contexto social realizando as mudanças necessárias. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |