dc.contributor.advisor | Zucolo, Rosana Cabral | |
dc.creator | Camozzato, Andrea | |
dc.date.accessioned | 2015-06-12T13:59:03Z | |
dc.date.available | 2015-06-12T13:59:03Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/868 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This study aims to reflect on the experience of the rescue of the reading and writing through the use and production of the newspaper in the classroom, as a pedagogical toll to enhance the textual production with students from 5th to 8th grade of the Elementary School at Escola Municipal 21 de April, in Panambi. For this objective, it considers the concept of citizenship, educommunication in its relationship with the process of the formal education.
Through the participant observation, it evaluates the process developed at the referred school, considering the proposal of educating a citizen-student confident on his/her thoughts and writing, enlarging his/her social-theoretical knowledge regarding the human values and, at the same time, making writing classes an environment where students can express their ideas, relating with the world we live in at a coherent manner. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Jornal | por |
dc.subject | Cidadão | por |
dc.subject | Senso-crítico | por |
dc.subject | Conhecimento teórico-social | por |
dc.title | A mídia impressa como ferramenta pedagógica na educação básica: a experiência do jornal 21 informações | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo tem o intuito de refletir sobre a experiência do resgate da leitura e da escrita através do uso e da produção do jornal na sala de aula, enquanto ferramenta pedagógica para potencializar a produção textual dos estudantes da 5ª a 8ª serie do Ensino Fundamental da Escola Municipal 21 de Abril, em Panambi. Para tanto, considera o conceito de cidadania, educomunicação na sua relação com o processo da educação formal. Através da observação participante, avalia o processo desenvolvido na escola em questão, considerando a proposta de educar um aluno-cidadão seguro de suas reflexões e de sua escrita, ampliando seu conhecimento teórico-social referente aos valores humanos e, ao mesmo tempo, tornando as aulas de redação um ambiente onde o aluno poderá expor suas idéias, relacionando com o mundo em que vivemos de maneira coerente. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |