Show simple item record

dc.contributor.advisorMedina, Roseclea Duarte
dc.creatorAlmeida, Itatiana de Abreu
dc.date.accessioned2015-06-18T14:30:19Z
dc.date.available2015-06-18T14:30:19Z
dc.date.issued2009
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/877
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThe objective of this study is to investigate the use of some science teachers of the municipal system of learning objects in their classes also aims was to allow these teachers to try new strategies to use, beyond those previously used. The methodology involves the application of a questionnaire, face meetings with teachers and observation of classes taught by teachers with new and familiar objects, which have been researched and suggested to face meetings. In the first questionnaire, it was found that all the teachers observed use computer frequently, but is missing a major motivation of the students used the objects. From this context, it was suggested activities with educational games in the Sciences. With the implementation of these new objects was evident in learning more dynamic and participatory student, which contributes greatly to the fulfillment of the teacher.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectObjetos de aprendizagempor
dc.subjectInformática na educaçãopor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectSala de aulapor
dc.titleProfessores de ciências da rede municipal e o uso de objetos educacionais: consolidando uma práticapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Seca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é investigar a utilização, por parte de alguns professores da disciplina de ciências de duas escolas da rede municipal de ensino da cidade de Restinga Sêca, de objetos de aprendizagem nas suas aulas igualmente, objetiva-se oportunizar a esses professores experimentar novas estratégias de uso, além das já utilizadas anteriormente. A metodologia envolveu a aplicação de questionários, encontros presenciais com os professores e observação de aulas ministradas pelos docentes com objetos conhecidos e novos, os quais foram pesquisados e sugeridos nos encontros presenciais. No primeiro questionário, constatou-se que todos os professores observados usam o computador com frequência, mas está faltando uma maior motivação dos alunos pelos objetos utilizados. A partir desse contexto, sugeriu-se atividades com jogos educativos na área de Ciências. Com a aplicação desses novos objetos ficou evidente um aprendizado mais dinâmico e participativo do aluno, o que contribui muito para a realização pessoal do professor.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record


O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.