dc.contributor.advisor | Medina, Roseclea Duarte | |
dc.creator | Almeida, Itatiana de Abreu | |
dc.date.accessioned | 2015-06-18T14:30:19Z | |
dc.date.available | 2015-06-18T14:30:19Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/877 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | The objective of this study is to investigate the use of some science
teachers of the municipal system of learning objects in their classes also aims
was to allow these teachers to try new strategies to use, beyond those
previously used. The methodology involves the application of a questionnaire,
face meetings with teachers and observation of classes taught by teachers with
new and familiar objects, which have been researched and suggested to face
meetings. In the first questionnaire, it was found that all the teachers
observed use computer frequently, but is missing a major motivation of the
students used the objects. From this context, it was suggested activities with
educational games in the Sciences. With the implementation of these new
objects was evident in learning more dynamic and participatory student,
which contributes greatly to the fulfillment of the teacher. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Objetos de aprendizagem | por |
dc.subject | Informática na educação | por |
dc.subject | Tecnologias | por |
dc.subject | Sala de aula | por |
dc.title | Professores de ciências da rede municipal e o uso de objetos educacionais: consolidando uma prática | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é investigar a utilização, por parte de alguns professores da disciplina de ciências de duas escolas da rede municipal de ensino da cidade de Restinga Sêca, de objetos de aprendizagem nas suas aulas igualmente, objetiva-se oportunizar a esses professores experimentar novas estratégias de uso, além das já utilizadas anteriormente. A metodologia envolveu a aplicação de questionários, encontros presenciais com os professores e observação de aulas ministradas pelos docentes com objetos conhecidos e novos, os quais foram pesquisados e sugeridos nos encontros presenciais. No primeiro questionário, constatou-se que todos os professores observados usam o computador com frequência, mas está faltando uma maior motivação dos alunos pelos objetos utilizados. A partir desse contexto, sugeriu-se atividades com jogos educativos na área de Ciências. Com a aplicação desses novos objetos ficou evidente um aprendizado mais dinâmico e participativo do aluno, o que contribui muito para a realização pessoal do professor. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |