A escola antes e depois do Laptop
Visualizar/ Abrir
Data
2009-11-21Autor
Ávila, Karen Cristina Dias de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Buscamos com este artigo investigar como eram as escolas da cidade de Rivera-Uruguai antes da chegada do Laptop. Neste contexto sentimos a necessidade de saber se mudou a proposta metodológica dos educadores. Para desenvolver o tema em estudo realizamos práticas de observação, no período de julho a agosto de 2009, uma vez por semana, em duas turmas, na quarta-série constituída por trinta crianças de nove a dez anos de idade, a na quinta-série constituída por vinte e cinco crianças de dez e onze anos de idade, pertencentes a duas escolas estaduais localizadas na periferia da cidade de Rivera. Na coleta de dados foram usadas também entrevistas por meio de um questionário com perguntas a serem realizadas de forma direta aos dois professores das correspondentes turmas. Percebemos a partir desta investigação, e durante as entrevistas realizadas com estes educadores, da importância para eles no uso do laptop como um recurso em suas práticas pedagógicas. Segundo estes educadores, somente, uma pequena parcela dos professores inseridos neste processo, percebe a necessidade do uso do laptop como um recurso metodológico em sala de aula, muito se deve ao desconhecimento desta ferramenta pela maioria dos professores.