Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBulegon, Ana Marli
dc.creatorAragón, Dionara Teresinha da Rosa
dc.date.accessioned2015-06-22T14:35:19Z
dc.date.available2015-06-22T14:35:19Z
dc.date.issued2010-11-06
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/901
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe present work emerges from a set of life experiences of a group of math teachers in initial formation course in Mathematics; which integrates the Prolicenciatura project by the Network Gaúcha of Distance Superior Learning, coordinated by the Federal University of Santa Maria. From the theoretical framework, were described the impacts of ICT in teaching practices of this group, their points of resistance, of pedagogical gains, the limits and possibilities of ICT applications reported in the materials produced during the studies developed in the discipline of Digital Technology in Mathematics Education, which composed the empirical context this investigation.The survey was developed from the investigations of reports of these teachers, who narrated the experiences and challenges encountered in implementing digital technologies into their educational practices. The materials that were built by them are in the work environment Moodle, which is the online classroom of undergraduates. In this virtual room, we analyzed the forums for group discussions and individual work as: the work plans and the narratives of their applications and their respective results. In the process of this analysis, it was possible to recognize, as the points of resistance the pedagogical gains, as well as the limits and possibilities of applications of Digital Technologies in Mathematics Education have produced other ways of thinking and being a teacher, teaching mathematics in education Elementary and Middle Education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação inicial de professores de matemáticapor
dc.subjectTecnologias digitais na educação matemáticapor
dc.titleTecnologias digitais na educação matemática: produzindo outras maneiras de pensar e ser professor(a) que ensina matemática no ensino fundamental e médiopor
dc.title.alternativeDigital technologies in mathematics education: producing new ways of thinking and being a teacher, who teachs mathematics in elementary and high school.eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho emerge de um conjunto de experiências vivenciadas por um grupo de professores de matemática em formação inicial, do curso de Licenciatura em Matemática; integrante do projeto Prolicenciatura, pela Rede Gaúcha de Ensino à Distância, coordenado pela Universidade Federal de Santa Maria. A partir do referencial teórico com foco em experiências de uso das tecnologias na escola, especialmente na educação matemática e em teorias que as fundamentam, foram descritos os impactos das TICs nas práticas docentes deste grupo, seus pontos de resistência, de ganhos pedagógicos, os limites e as possibilidades das aplicações das TICs relatadas nos materiais produzidos durante os estudos desenvolvidos na disciplina de Tecnologia Digitais na Educação Matemática, a qual compôs o contexto empírico desta investigação. A pesquisa encaminhou-se a partir das investigações dos relatos desses professores, que narraram às experiências e os desafios encontrados na aplicação das tecnologias digitais em suas práticas educativas. Os materiais que foram construídos pelos mesmos encontram-se no ambiente de trabalho Moodle, que é a sala de aula online dos graduandos. Nessa sala virtual, foram analisados os fóruns de discussões coletivas e os trabalhos individuais como: os planos de trabalho e as narrativas de suas aplicações e dos respectivos resultados. No processo desta análise, foi possível reconhecer, como os pontos de resistência, os ganhos pedagógicos, assim como os limites e as possibilidades das aplicações das Tecnologias Digitais na Educação Matemática produziram outras maneiras de pensar e ser professor(a) que ensina matemática no Ensino Fundamental e Médio.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples