O aproveitamento dos recursos midiáticos como apoio didático-pedagógico nas escolas e a capacitação dos profissionais de sala de aula
Resumo
O mundo é hoje: informação, conhecimento e comunicação; porém, em se tratando
de quem está nos bancos escolares, vale dizer que não se resolvem todas as questões
de aprendizagem trocando cadernos por aparatos tecnológicos. O ser humano tem,
historicamente, grande resistência ao novo; portanto ao ensinar em um mundo
globalizado, onde o conhecimento é de fácil acesso e a comunicação se dá em tempo
real e a grandes distâncias, é imprescindível estar preparado para estas mudanças.
Este estudo testou em escolas públicas de Dom Pedrito com que frequência as
tecnologias disponíveis nestes educandários são utilizadas pelos professores e alunos
na sua prática diária, assim como mostra como são aproveitados e o posicionamento
da equipe gestora frente a estas questões. Através de questionários, foram coletados
dados em escolas da rede pública estadual urbana e, após detalhada análise por parte
da autora, foram transformados em gráficos que mostram a atual situação que se
encontram estas escolas, em relação à inclusão das tecnologias na sala de aula como
meio de facilitar a aprendizagem. A pesquisa realizada atesta que os professores,
ainda hoje, estão arraigados a conceitos tradicionais, e isto vem impedindo os
mesmos de se capacitarem e se lançarem em novas experiências e atitudes, por medo
e acomodação. Há pouca divulgação e realização de cursos que auxiliem o professor
na sua prática docente, isto faz com que um número pouco expressivo destes tenha
conhecimento suficiente para trabalhar com seu aluno de forma segura, responsável
e competente.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]