dc.contributor.advisor | Dal Forno, Gedson Mario Borges | |
dc.creator | Ávila, Nédia Beatriz Pinheiro de | |
dc.date.accessioned | 2015-08-10T13:45:08Z | |
dc.date.available | 2015-08-10T13:45:08Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/925 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The world today is: information, knowledge and communication; however, treating
of who is in the school benches worth say it doesn’t solve every learning question
changing notebooks for technological devices. The human beings have, historically,
great resistance to the new, therefore in teach in a globalized world, where
communication occurs in a real time and in a large distance, is indispensable be
prepared for these changes. This study tested in public schools in Dom Pedrito how
often these technologies available in this places of education are used by the
teachers and students in their daily practice as shows how they are utilized and the
positioning of the management team face these questions. Through questionnaires,
data were collected in urban public schools of the State, and, after detailed analyses by the author, were transformed in graphics to show the current situation of these
schools in relation to the inclusion of technology in the classroom as a means to
facilitate learning. The survey realized attests that the teachers still rooted in
traditional concepts, and this has prevented them build capacity and engage in new
experiences and attitudes for fear and accommodation. There a little divulgation
and realization of courses of help teachers in their teaching practice, this makes a
very little expressive number of these have sufficient knowledge to work with student
safely, responsible and competent. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Capacitação | por |
dc.subject | Ferramentas tecnológicas | por |
dc.subject | Mídias educacionais | por |
dc.title | O aproveitamento dos recursos midiáticos como apoio didático-pedagógico nas escolas e a capacitação dos profissionais de sala de aula | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O mundo é hoje: informação, conhecimento e comunicação; porém, em se tratando
de quem está nos bancos escolares, vale dizer que não se resolvem todas as questões
de aprendizagem trocando cadernos por aparatos tecnológicos. O ser humano tem,
historicamente, grande resistência ao novo; portanto ao ensinar em um mundo
globalizado, onde o conhecimento é de fácil acesso e a comunicação se dá em tempo
real e a grandes distâncias, é imprescindível estar preparado para estas mudanças.
Este estudo testou em escolas públicas de Dom Pedrito com que frequência as
tecnologias disponíveis nestes educandários são utilizadas pelos professores e alunos
na sua prática diária, assim como mostra como são aproveitados e o posicionamento
da equipe gestora frente a estas questões. Através de questionários, foram coletados
dados em escolas da rede pública estadual urbana e, após detalhada análise por parte
da autora, foram transformados em gráficos que mostram a atual situação que se
encontram estas escolas, em relação à inclusão das tecnologias na sala de aula como
meio de facilitar a aprendizagem. A pesquisa realizada atesta que os professores,
ainda hoje, estão arraigados a conceitos tradicionais, e isto vem impedindo os
mesmos de se capacitarem e se lançarem em novas experiências e atitudes, por medo
e acomodação. Há pouca divulgação e realização de cursos que auxiliem o professor
na sua prática docente, isto faz com que um número pouco expressivo destes tenha
conhecimento suficiente para trabalhar com seu aluno de forma segura, responsável
e competente. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |